Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

MDIC promete programa de renovação da frota de veículos para 2017

Publicado em 18/08/2016

Anfavea e Fenabrave discutem em Brasília com o atual governo

Fonte: Valor

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Marcos Pereira, prometeu hoje que o Brasil terá um programa de renovação da frota a partir de 2017. Segundo ele, o programa estará pronto ainda este ano. O ministro falou a uma plateia formada por representantes de centenas de concessionárias de veículos, que participam de um congresso do setor, em São Paulo.

Um acordo nesse sentido foi acertado com a indústria há cerca de dez dias. Segundo Pereira, 19 entidades estão envolvidas nesse programa. As principais são Anfavea, que representa os fabricantes de veículos, e a Federação Nacional da Distribuição (Fenabrave), dos concessionários.

A renovação da frota, chamada pelo presidente da Anfavea, Antônio Megale, de sustentabilidade veicular, é um programa que nunca saiu do papel, voltado a estimular a inspeção veicular para tirar carros velhos das ruas. A crise econômica fez com que o setor e governo retomassem as discussões. Ministro há três meses, Pereira arrancou aplausos da plateia quando disse que "o melhor programa social é o emprego".

A temática Renovação da Frota, possibilita o monitoramento da "Variável 06 - Governo: Política Industrial para o Setor" do estudo orienta os trabalhos da Articulação do Setor Automotivo. Também figura entre as discussões do Comitê Gestor do Setor Automotivo.  Para mais informações sobre a Articulação Setorial e demais Grupos de Trabalho, clique aqui.

Estímulo

O programa de renovação da frota que começou a ser discutido entre governo e indústria não será baseado em nenhuma inspeção veicular prévia. O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, explica que a adoção de uma inspeção veicular a nível nacional demandaria tempo e uma série de mudanças, que incluem alterações na legislação.

Diante disso, a ideia é lançar já no próximo ano um programa em que seriam dados estímulos para o consumidor de um veículo usado trocá-lo por um novo de forma espontânea. Programas nessa linha já foram testados em outros países, como Itália, além da Argentina, onde o chamado programa "canje" (troca) ficou marcado pelo fracasso. Segundo Megale, o grupo envolvido na elaboração começou a estudar os exemplos de outros países para não correr o risco de repetir erros.

Essa discussão já é antiga no Brasil. Mas Megale diz que percebe agora um envolvimento maior. O programa de renovação da frota é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, com o envolvimento de mais 19 entidades empresariais, que reúnem desde fabricantes de veículos e autopeças e distribuidores até a indústria do aço e representantes dos metalúrgicos. Durante a abertura de um congresso da Fenabrave (que representa concessionários) esta manhã, o ministro Marcos Pereira prometeu "empenho" para que o programa seja elaborado ainda este ano e lançado em 2017.

Convidado para participar da abertura do congresso, o presidente interino Michel Temer decidiu gravar um vídeo. Mas por problemas técnicos o público não conseguiu assistir à mensagem completa. O vídeo ficou cortado no momento em que ele entrava no detalhamento da proposta de contenção dos gastos públicos, o que frustrou a plateia.

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube