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EUA: Montadoras se arriscam novamente em oferta maior de leasing

Publicado em 27/04/2016

A modalidade é uma espécie de financiamento mesclado com sistema de locação, que permite que o cliente compre o veículo ao final do contrato

Fonte: Notícias Automotivas

As montadoras nos EUA voltaram a ampliar a oferta de leasing no mercado local. O objetivo geral é manter o ritmo de 2015, quando as vendas superaram as expectativas. Mas ao aumentar os prazos e reduzir as mensalidades, os fabricantes tornam o negócio mais arriscado.

Especialistas dizem que a medida é um risco e que em 2008, quando a crise mundial se instalou, os prazos de leasing eram bem longos e muitas tiveram que arcar com os custos. Em março, 31,3% das vendas foram através de leasing.

O leasing permite que a montadora tenha mais flexibilidade nos contratos e os concessionários acabam por vender carros cada vez mais caros ao consumidor. Este, por sua vez, gosta desse tipo de operação porque permite pagar parcelas menores que os de um financiamento.

No entanto, após três ou quatro anos, as montadoras recebem um grande número de veículos retornados do leasing e precisa vendê-los como usados. Se a economia piora, esses carros de segunda mão precisarão ter bons descontos e a conta será paga pelo fabricante.

O mercado americano tem atualmente 3,8 milhões de carros novos em estoque, sendo este o maior volume em 10 anos. Só em 2016, 1,8 milhão de veículos retornarão do leasing e pressionarão as vendas. Na maioria dos contratos, há uma entrada e mensais fixas. O resíduo pode ser pago ou o veículo é devolvido, sem ônus para o consumidor. A média dos contratos é de 36 meses.

No entanto, para manter um ritmo de vendas alto, os fabricantes estão facilitando e muito a vida de quem quer um carro novo e o mantém por pouco tempo. Um exemplo é do Lexus RX350 2016, modelo da nova geração. O professor Allen Lin, adquiriu um exemplar sem entrada e com 36 mensais de US$ 408.

Foram necessárias duas horas para sair da revenda Lexus com o RX. Lin nem precisou dar seu usado como entrada e ainda ganhou um desconto de US$ 5.000. Daqui há três anos, o professor de Altadena, Califórnia, devolverá o SUV de luxo e, se não trocar, sairá sem deixar dívida para trás.

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