Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Chinesa Brilliance estuda abrir fábrica no Paraná

Publicado em 26/02/2016

Representantes da marca se reuniram com o governador do estado

Fonte: Gazeta do Povo

O Paraná poderá abrigar em breve sua sétima montadora de veículos. Segundo noticiou o governo do estado em seu site de notícias, a chinesa Brilliance avalia a instalação de uma fábrica no estado, porém o futuro local não foi divulgado.

Representantes da montadora asiática para a América Latina, Loky Han e Frank Lee , reuniram com o governador Beto Richa (PSDB), em 25 de janeiro, para conversar sobre a possibilidade da instalação de uma unidade da empresa em solo brasileiro. A visita é resultado da missão comercial do governo paranaense à China, em outubro do ano passado, em busca de novos negócios e parcerias para o estado.

Ainda pouco conhecida por aqui, a Brilliance é parceira da BMW no país asiático. Inclusive um dos seus produtos, o utilitário esportivo V5, é uma releitura autorizada do BMW X1 para o mercado chinês. A gigante alemã, por sua vez, inaugurou recentemente sua fábrica no Brasil, na cidade de Araquari, em Santa Catarina. A construção de uma unidade fabril por aqui é estratégica para a atuação da marca na América Latina, uma vez que ela tem forte presença na Colômbia, Chile, Peru e Uruguai.

Caso confirme a decisão, a Brilliance poderá montar aqui o utilitário V3, explorando o sucesso mundial, principalmente, no Brasil Brasil dos SUV’s compactos. Seria a segunda montadora chinesa de automóveis a produzir no país. A Chery abriu sua unidade em 2014 em Jacareí (SP), onde produz a linha Celer (hatch e sedã) e futuramente o subcompacto QQ.

Estava prevista ainda uma unidade da JAC Motors na região de Camaçari (BA), mas o projeto encontra-se paralisado. A Brilliance foi uma das marcas chinesas que invadiram o Salão do Automóvel de São Paulo em 2010, ao lado de Chery, JAC, Lifan, Chana, Hafei, Effa, Haima e Jinbei. Na oportunidade, ela, que estava representada pela CN Auto, exibiu e até pôs à venda o hatch FRV, o sedã FSV, a station wagon Splendor e o aventureiro e FRV Cross. Nenhum dos modelos chegou a vingar no mercado nacional.

As conversas entre os chineses e o governo estadual ocorreram em meio a uma forte crise enfrentada pelo segmento de veículos no país. Em 2015, a queda nas vendas foi de 26%, o segundo pior desempenho no mundo, atrás apenas da Rússia. Para este ano, a projeção é de uma retração ainda maior, que pode chegar a 27% no comparativo com o ano passado, depois de recuo de cerca de 27% em 2015, segundo dados da associação de montadoras (Anfavea).

Paranaenses

O Paraná já abriga as fábricas de automóveis da Volkswagen (produz Golf, Fox e SpaceFox), Renault (Sandero, Logan e Duster – em breve Kwid e Captur), Nissan (Frontier) e Audi (Audi A3 Sedan e em breve Q3), que retornou ao estado no fim passado (Audi A3 Sedan e em breve Q3), além das marcas de caminhões Volvo e DAF.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube