Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

iCities: Prefeitura apresenta estratégias de cidade inteligente

Publicado em 09/12/2015

Mobilidade foi destaque entre as palestras e projetos

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Projetos e diretizes da estratégia adotada por Curitiba sobre o conceito de smart cities foram apresentados em 03 de dezembro, pelo secretário de Informação e Tecnologia, Paulo Miranda, durante o 4º Fórum Internacional iCities, no Salão de Atos do Parque Barigui. O evento, que conta com apoio institucional da Prefeitura de Curitiba, busca demonstrar tendências, inspirações, produtos e serviços relacionados ao tema das cidades inteligentes.

icities

O projeto da Linha Verde Sustentável que abarca um conjunto de mais de 20 intervenções urbanas sob a responsabilidade da Prefeitura de Curitiba, foi um dos destaques da apresentação do secretário. Em parceria com a iniciativa privada e com o setor acadêmico, a Linha Verde Sustentável prevê a implantação de redes de dados de alta velocidade, empreendimentos imobiliários com painéis de energia solar, canaletas de ônibus elétricos ou híbridos, semáforos e iluminação inteligentes.

“A Linha Verde deixa gradativamente de ser uma cicatriz que dividia a cidade ao meio para se tornar um grande laboratório de tecnologias e de requalificação urbana”, disse o secretário, que também destacou o Centro de Controle Integrado da cidade – unindo equipes de monitoramento em trânsito, transporte público, segurança e urbanismo – e a recente instalação dos semáforos para idosos e pessoas com deficiência, que aumentam o tempo de travessia de pedestres para os portadores do cartão transporte desses dois grupos de usuários.

O diretor do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Fábio Ribeiro Camargo, complementou a apresentação do secretário de Informação e Tecnologia ao tratar do projeto de iluminação integrada a outros serviços, que também será implementado inicialmente na Linha Verde, em trecho que vai da BR 277 à Avenida Marechal Floriano Peixoto. “A ideia é que seja possível, a partir do cabeamento de fibra óptica, fornecer pontos de wi-fi nas estações tubo da via, sensores de monitoramento ambiental, de emissão de CO2 e de ruído, entre outros serviços”, citou.

Conceito

De acordo com Paulo Miranda, a construção de uma smart city é um processo que exige continuidade no planejamento urbano, área em que a capital paranaense demostra tradição. “Curitiba começou há muito tempo a planejar e ordenar seu crescimento e sua evolução. A gestão do prefeito Gustavo Fruet consolida essa característica, até ao propor e construir uma cidade mais acolhedora e inclusiva”, disse.

O secretário citou um estudo acadêmico mostrando que o investimento médio em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no setor de serviços deu um salto de 2% a 11% da receita líquida das empresas nos últimos 25 anos. Na área pública municipal, o aporte fica em torno de 2,5% das receitas líquidas. “Aumentar o valor investido é a solução? Claro que não é isso. É preciso pensar os investimentos das diversas áreas da administração com um olhar para o serviço digital, para não demandar mais e mais estrutura física”, salientou.

A evolução para uma cidade mais inteligente, mais integrada e mais inovadora pressupõe uma visão sistêmica do espaço urbano e a integração efetiva dos seus vários atores e setores. O conceito de cidade inteligente parte da perspectiva de que a tecnologia é fator indispensável para que as cidades possam se modernizar e oferecer melhor infraestrutura à população.

No entanto, é necessário ir além da inovação tecnológica. É preciso investir no modelo de governança, na gestão, no planejamento, na infraestrutura e no capital humano e social que, juntos, visam ao desenvolvimento econômico e sustentável das cidades.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube