Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Confira a premiação do concurso cultural: Uso do Automóvel na Cidade

Publicado em 09/12/2015

Projeto de compartilhamento de transporte vence concurso promovido pela Prefeitura

Fonte: Prefeitura de Curitiba

O projeto que prevê um sistema de compartilhamento de carros, scooters e bicicletas elétricas ficou em primeiro lugar no concurso cultural “Uso do Automóvel na Cidade”, promovido pela Prefeitura de Curitiba. O anúncio dos três projetos vencedores, que apresentaram soluções inteligentes para serem aplicadas na mobilidade urbana da cidade, foi feito em 03 de dezembro.

A cerimônia de premiação aconteceu durante a abertura do 4º Fórum Internacional iCities, evento de economia criativa, sustentabilidade, energia e tecnologia que está sendo realizado no Salão de Atos do Parque Barigui, com apoio da Prefeitura.

Foram apresentados 36 projetos para avaliação no concurso, dos quais dez foram selecionados para receber certificados, dentre eles os três vencedores.

O primeiro lugar ficou com o projeto Sistema de Compartilhamento de Veículos Elétricos de Curitiba, de Michel Jean Batista. O prêmio é uma viagem de quatro dias para o Centro de Mobilidade do Instituto Renault, na França, com agenda específica para conhecimento dos projetos na área de mobilidade.

O segundo colocado foi Fernando Henrique Neves, com o projeto Planejamento Paramétrico Via TIC para Mobilidade Urbana de Curitiba, uma pesquisa origem-destino do transporte em toda a cidade baseada em smartphones – o prêmio é uma viagem de quatro dias para o Centro de Mobilidade do Instituto CEIIA, em Portugal, com agenda específica para conhecimento dos projetos na área de mobilidade.

O terceiro lugar foi para Beatriz Accioly Alves Marchiori, com o projeto Integrando Curitiba, que propõe a implantação de estacionamentos e área de lazer em plataformas acima dos terminais de ônibus da capital – o prêmio foi uma bicicleta elétrica oferecida pela empresa Luminapar Serviços de Iluminação Pública.

“É preciso incentivar a nova geração a participar do desenvolvimento de Curitiba com novas ideias. Muitas das propostas vencedoras no concurso estão em sintonia com o novo plano diretor de cidade e com medidas que já estão realizadas pelo poder público, como a pesquisa origem-destino. E essas ideias podem ser incorporadas como aprimoramento dos novos projetos da cidade. Isso é um avanço, pois mostra a sociedade participando cada vez mais da inovação em Curitiba”, disse o prefeito Gustavo Fruet, que participou da premiação do evento.

O concurso complementa as atividades do seminário Uso do Automóvel na Cidade, realizado pela Prefeitura em abril deste ano. Uma nova edição já está sendo planejada para 2017 para continuar debatendo o tema mobilidade.

“Curitiba é uma cidade com grande índice de motorização e se aproxima rapidamente da relação um veículo para cada habitante. Algo precisa ser feito para alterar este cenário e o seminário foi criado com a intenção de buscar e debater soluções. As ideias apresentadas no concurso foram muito positivas e mostram consenso com o caminho que estamos adotando para Curitiba”, afirmou o secretário do Governo Municipal, Ricardo Mac Donald Ghisi, idealizador do seminário.

Estudante de engenharia civil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Michel Jean Batista lembrou que desde o início do concurso pensou em apresentar uma proposta que fosse relacionada às políticas adotadas por Curitiba. “Esse tipo de iniciativa ajudar a agregar opiniões de toda a comunidade e faz com que ela faça parte do desenvolvimento da cidade. Estou com uma grande expectativa de visitar o Instituto da Renault em Paris, espero agregar muitos conhecimentos nesta viagem”, conta.

Para Roberto Marcelino, do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBPQ) e um dos fundadores do ICities, no momento atual de dificuldade econômica que o País atravessa, é importante que o poder público possa se apoiar em iniciativas ligadas à inovação. “É necessário que as empresas e instituições da área de tecnologia façam parte do cenário econômico e isso deve ser ampliado em breve não só em Curitiba mas em todo o País. O concurso ajudou a acelerar o processo de busca de soluções para cidade. Foram premiados três ótimos projetos que podem ser implantados rapidamente em Curitiba”, afirmou.

Ele também fez parte do júri de seleção do concurso, ao lado de representantes de órgãos municipais – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) – e dos demais parceiros do seminário Uso do Automóvel na Cidade – Universidade Positivo, Renault do Brasil, Grupo GRPCom.

Ainda participaram do evento de premiação o secretário municipal de Informação e Tecnologia, Paulo Miranda, o presidente do Ippuc, Sérgio Pires, o presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Roberto Gregório, a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino, o presidente do Instituto Curitiba de Informática, Luís Mário Luchetta, os vereadores Felipe Braga Côrtes e Johnny Stica, o vice-prefeito de Londrina, Guto Bellucci, o vice-presidente da Renault no Brasil, Alain Tissier, o presidente do IBQP, Sando Vieira, e representantes da Universidade Positivo.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube