Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

UTFPR lança Bacharelado em Engenharia Mecatrônica para 2016

Publicado em 07/12/2015

Mais três novos cursos iniciarão no primeiro semestre do ano

Fonte: UTFPR

Três novos cursos serão ofertados pela UTFPR no Campus Curitiba a partir do primeiro semestre de 2016. As novidades são a transformação da Tecnologia em Mecatrônica em Engenharia Mecatrônica e a separação da Licenciatura em Letras Português-Inglês em dois cursos: Licenciatura em Letras Português e Licenciatura em Letras Inglês.

Engenharia Mecatrônica

Diferente do curso de Tecnologia em Mecatrônica, com duração de três anos, a Engenharia Mecatrônica terá cinco anos de duração. O novo bacharelado da UTFPR será oferecido a partir da parceria entre os departamentos de Eletrônica e Mecânica.

De acordo com o coordenador do curso, professor Sergio Leandro Stebel, a Engenharia Mecatrônica possibilita uma visão sistêmica dos processos pelas habilidades em eletrônica, mecânica, computação e pela interação entre estas áreas. Este conhecimento é demonstrado em projetos integradores desenvolvidos no curso. Um diferencial na estrutura curricular está na inserção de disciplinas eletivas, que podem ser realizadas em outros cursos, da UTFPR ou de instituições com as quais a instituição possua acordos de mobilidade acadêmica. O profissional deste curso encontra uma demanda crescente no mercado de trabalho devido a sua formação multidisciplinar.

A abertura da Engenharia Mecatrônica também se beneficiará da mudança do Departamento Acadêmico de Mecânica (Damec) da sede Centro para a sede Ecoville. “Na nova sede, disporemos de mais de 11.400 metros quadrados, mais que dobrando a área deste departamento”, aponta o vice-coordenador Luiz Carlos de Abreu Rodrigues. Com isso, todos os laboratórios serão ampliados, como, por exemplo, os laboratórios de pneumática, hidráulica e de FMS (onde há uma célula flexível de manufatura que é totalmente automatizada e conta com quatro robôs). Além disso, novos laboratórios serão criados, como o de robótica, ampliando-se significativamente a infraestrutura para as atividades práticas da Engenharia Mecatrônica e dos demais cursos do Damec.

Com uma formação que abrange as áreas de Eletrônica, Mecânica, Computação e Controle, o engenheiro mecatrônico pode atuar em diversos campos, mas, em particular, concebe equipamentos e sistemas com partes mecânica, eletrônicas e software. As oportunidades de trabalho para este profissional são variadas: na indústria de transformação (automobilística, aeronáutica, energia elétrica (hidrelétrica, termoelétrica, nuclear, eólica, solar), metalúrgica, siderúrgica, têxtil etc.), além do desenvolvimento de sistemas de software e em automação de forma geral.

Letras Português e Letras Inglês

Já o curso de Letras do Câmpus Curitiba, que até este ano formava alunos com duas habilitações (Português e Inglês), se desdobrará, a partir do primeiro semestre de 2016, e passará a oferecer dois cursos de licenciatura simples. A duração permanece a mesma: quatro anos. No entanto, os dois cursos apresentarão uma nova organização curricular.

Uma das novidades é o aumento no diálogo com o perfil tecnológico da UTFPR e com o recente mestrado em Estudos de Linguagens, cuja área de concentração é Linguagem e Tecnologia. Assim, os cursos terão nas suas grades novas disciplinas como “Linguagem e tecnologia”, “Metodologia de ensino e tecnologia” e “Prática de ensino e tecnologia”.

Outra novidade são os projetos integradores. Com eles, o aluno poderá optar por uma linha de pesquisa e, a partir daí, cursar disciplinas optativas da área. “Dessa forma, o aluno pode escolher uma determinada área e ter um atendimento mais específico pelos professores do seu curso”, explica a professora Márcia Regina Becker, chefe do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (Dalem). No curso de Letras Inglês, há linhas como “Estudos de tradução” e “Estudos de português para falantes de outras línguas”.

Enquanto o curso de Letras Português passa a ser mais voltado para questões contemporâneas docentes e que envolvam linguagens e tecnologias, com disciplinas como “Leitura em diferentes mídias”, o curso de Letras Inglês dará bastante atenção ao ensino de português enquanto língua estrangeira, com disciplinas como “Ensino de português para falantes de outras línguas”. Em comum, os dois cursos têm como essência formar professores que pesquisem a sua própria prática

Além de atuarem como professores, os formados pelos novos cursos de Letras da UTFPR poderão atuar nas áreas de revisão, edição, tradução, crítica literária, entre outras.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube