Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Volvo eletrificará toda a sua linha de carros

Publicado em 04/11/2015

Todos os modelos da marca terão opção de trem-de-força híbrido

Fonte: Automotive Business

A Volvo Cars anunciou que vai eletrificar toda sua linha de produtos. Em uma primeira etapa, que já começou, todos os modelos da marca sueca terão opção de trem-de-força híbrido plug-in, com propulsão elétrica conjugada com motor a combustão e possibilidade de carregar as baterias em uma tomada. O primeiro exemplar dessa estratégia é o XC90 T8 Twin Engine All-Wheel Drive, versão híbrida plug-in do SUV lançado recentemente. Mais adiante, a partir de 2019, a Volvo também informa que lançará um automóvel 100% elétrico.

“Acreditamos que chegou a hora de os carros eletrificados deixarem de ser uma tecnologia de nicho. Estamos confiantes em que, em dois anos, 10% das vendas globais da Volvo Cars serão de carros eletrificados”, afirma Håkan Samuelsson, presidente da Volvo Cars.

O lançamento de versões híbridas plug-in dos novos modelos da gama 90 e 60, baseados na plataforma Scalable Product Architecture (SPA), deve se estender pelos próximos três anos. Após o XC90 T8 híbrido, o próximo será uma opção híbrida do inédito sedã de luxo S90, continuando com outros carros que virão futuramente.

Também está prevista a eletrificação da plataforma ainda em desenvolvimento Compact Modular Architecture (CMA), sobre a qual será fabricada uma nova linha de carros compactos da família 40. Para isso a Volvo Cars vai lançar uma nova versão do motor Twin Engine para equipar modelos híbridos plug-in com tração dianteira.

Segundo a Volvo Cars, a combinação de potência e eficiência será a característica de todos os carros eletrificados da marca, a começar pelo XC90 T8 Twin Engine, um dos SUV de sete lugares com motorização híbrida que soma 407 cv, acelerando o veículo de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, mas apresentando autonomia de 47,6 km por litro de gasolina, equivalente a emissão de apenas 49 g/km de CO2, além de poder rodar até 43 quilômetros no modo elétrico, sem emissão de gases.

“Aprendemos muito como as pessoas usam carros híbridos, graças à nossa atual oferta de produtos”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento. “Nossas pesquisas mostram que as pessoas dirigem no modo elétrico por cerca de 50% do tempo, o que significa que nossos híbridos plug-in já oferecem uma alternativa real para os sistemas de motorização convencionais.”

“Com 40 anos de experiência no campo da eletrificação, a Volvo Cars aprendeu muito sobre a gestão da bateria ao longo de seu uso, entregando a melhor autonomia por kW/h da indústria. Chegamos a um ponto em que a relação custo-benefício para a eletrificação é positiva. A tecnologia de baterias foi aprimorada, os custos caíram e a aceitação pública não é mais um problema”, afirma Mertens.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube