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Congresso SAE Brasil discute inovação e futuro da indústria

Publicado em 29/09/2015

Confira os principais conteúdos e painéis do encontro

Fonte: SAE Brasil

Ao longo do dia, os participantes do Congresso puderam conferir diversos painéis temáticos, incluindo o Painel Âncora Internacional, que reuniu os principais líderes da indústria automotiva internacional. Dividido em duas partes, na primeira o Painel abordou soluções tecnológicas, oportunidade em que André Tünkers, CEO e Co-owner da Tünkers Co, falou sobre automação em 3D. Segundo ele, "hoje não temos linhas de produção dedicadas, usamos linhas de múltiplos modelos, talvez porque não sabemos qual automóvel entrará em qual mercado, mas isso irá mudar no futuro".

Já a segunda parte destacou as estratégias de negócios para enfrentar os desafios do setor, como a redução de custos, de consumo de energia e de emissões. Roberto Cortes, CEO da MAN Latin America e Presidente do Congresso SAE BRASIL 2015, pontuou que se compararmos o Brasil com os países desenvolvidos, 100% deles são asfaltados, ou seja: um não pode seguir o outro. Ele também sinalizou que não podemos ter o mesmo caminhão para todos. “Precisamos ter expertise para desenvolver um produto que se adeque a essas condições. O mercado não precisa do melhor, o mercado precisa do produto certo, adequado. Não precisamos de mais, mas não queremos menos.”

Também fizeram parte deste Painel Cuneyt L. Oge, ,2016 President Elect, SAE International; Prof. Dr. Ferdinand Panik, Head of the Institute of Sustainable Energy and Mobility; Dr. Holger Jené, CEO, Formel D; Eric J. Degenfelder, OEM Global Product Management, Axalta; Joerg Ohlsen, CEO, EDAG; e Horst Bergmann, Retired Director Mercedes-Benz Trucks and Vans, Daimler AG and Senior Consultant Commercial Vehicles, FEV GmbH, que foi o moderador do debate.

Ainda ontem (23) ocorreram os Painéis de Compras, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment, Veículos Elétricos e Híbridos, além do Fórum Baja SAE e Fórmula SAE.

"A Estratégia de Suprimentos para os Próximos Anos" foi o tema central do Painel de Compras, no qual Giullianno Ampudia, Diretor de Compras da América Latina da Bosch, destacou que o número de novos fornecedores estrangeiros é muito pequeno. “A atratividade do nosso país ainda é muito baixa, mas, se usarmos as tecnologias atuais, o fornecedor pode se interessar desde que o business case seja atrativo".

Já no Duas Rodas foi apresentada a visão de marcas como Honda, Yamaha e Pirelli quanto o avanço tecnológico das motocicletas para os próximos anos, voltados ao Meio Ambiente e Segurança. Alfredo Guedes Junior, Engenheiro da Honda, salientou que "os fabricantes vão amortizar o custo das novas tecnologias. O avanço tecnológico está acontecendo, as motos estão cada vez mais leves".

No Painel de Educação de Engenharia, Mateus Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais e da Harvard Univesity, sinalizou que, em sua opinião, no Brasil não há um relacionamento próximo entre professor e aluno, o que acontece nos Estados Unidos. Segundo ele, é preciso realizar projetos e não apenas aplicar provas. “Quando você mantém uma relação mais próxima com o professor, você extrai mais informações.”

Massami Murakami, da Volvo, salientou no Painel Máquinas Agrícolas e de Construção que em 2013 houve um pico de investimento na infraestrutura. “Usando essa referência, levaríamos 270 anos para construir uma infraestrutura igual a da Índia, mas temos que lutar para fazer a agricultura mais representativa do que já é."

O Painel Motorsport trouxe alguns dos principais nomes do rali e do off-road brasileiro. Edu Piano, Piloto e Preparador da Território 4x4 da Ford, revelou que a sua adaptação para sair do carro e ir para o caminhão foi rápida: “os sertões sempre foram o nosso foco. Ganhamos de 2006 até o ano passado. Já a adaptação do caminhão pequeno para o grande é mais difícil”.

"Os Desafios da Indústria 4.0 e da Internet das Coisas na Engenharia da Mobilidade" foi o tema do Painel Tecnologia da Informação. Florian Gruber, SVP de Vendas e Liderança na Indústria da T-Systems, pontuou que o que muda na cadeia de valores com a inovação digital é que todos os serviços serão impactados. “As duas pontas – mercado e engenharia – estão se aproximando, elaborando soluções suportadas pelas novas tecnologias”.

Sistemas de Gestão de Frotas remotas foi a abordagem apresentada por Christiano Blume, da Volvo, no Painel Telemática e Infotainment. Segundo ele, as plataformas eletrônicas se devolveram muito e trouxeram melhorias. “Há uma grande demanda de integrar a telemetria, pois, hoje, o cliente faz questão de ter esses dados disponibilizados.”

Por fim, no Painel Veículos Elétricos e Híbridos, Adalberto Maluf da BYD, discorreu sobre os próximos passos do setor. "Ainda temos muitos desafios para que essa tecnologia seja uma realidade. O futuro da moblidade elétrica já chegou: ele começa agora".

Também no segundo dia do evento, durante o Fórum Baja SAE e Fórmula SAE, estudantes da área de engenharia puderam conferir dicas de grupos e pessoas que já participaram desses programas estudantis, abordando qual a melhor maneira de desenvolver o carro, enfatizando que a segurança deve estar em primeiro lugar, como em qualquer indústria automotiva.

 

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