Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

15° Conferência Anpei: investimento em inovação é fundamental para a competividade

Publicado em 04/09/2015

A implantação do inovador Polo Automotivo da FCA - Fiat Chrysler esteve entre os principais temas apresentados no evento

Fonte: Anpei

A equipe técnica dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, acreditando em  iniciativas para difundir e articular práticas inovadoras para as indústrias, cadeias produtivas e centros de pesquisa, esteve presente na ocasião apresentando o Painel Cidades Inovadoras -2030.

Foram três dias intensos de networking, discussões sobre políticas de apoio à inovação, práticas e cases de sucesso, e apresentações sobre tendências que já começam a transformar a vida das pessoas e das empresas no mundo todo. Nos dias 24, 25 e 26 de agosto, a 15ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica foi o ponto de encontro entre especialistas nacionais e internacionais, empreendedores, investidores, dirigentes de ICTs e de entidades governamentais de fomento à inovação e de diretores de PD&I das principais cadeias produtivas nacionais e globais.

Segundo Celso Barbosa, coordenador geral do evento, passaram pelo Sheraton Reserva do Paiva, em Cabo de Santo Agostinho (PE), nos três dia da Conferência, 1.175 participantes. Deste público, 44% vieram de empresas, 27% de instituições científicas e tecnológicas (ICTs), inclusive universidades, 9% de consultorias e 6% de agências governamentais. O restante eram empreendedores e representantes de entidades de classe.

Aproximadamente metade dos presentes era proveniente de Pernambuco. "Esse era o nosso objetivo, receber muitos participantes do Estado e de toda a região Nordeste", disse Celso ao realizar um balanço no último dia do evento. O segundo Estado com mais representantes foi São Paulo, seguido do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, mas o evento contou com a participação de pessoas de todo o país.

"A riqueza dessa Conferência, na verdade, foram as pessoas. A qualidade do engajamento, dos debates, dos diálogos, das conexões e redes que se formaram ou se fortaleceram", destaca Gerson Valença Pinto, presidente da Anpei.

Inovação no Nordeste, cases de sucesso do Sebrae e palestra de José Cordeiro foram os destaques do primeiro dia

No primeiro dia do evento, 24 de agosto, foram realizados painéis direcionados a discutir a inovação no Nordeste e apontar caminhos para que as pequenas e médias empresas invistam em inovação para se tornarem mais competitivas.

"A economia do Nordeste têm crescido bem acima da média nacional, com uma presença importante e crescente de centros de inovação, com grande potencial, seja em cadeias produtivas de alto valor agregado, seja na capacidade de produção de Ciência e Tecnologia. O Nordeste tem avançado bastante e tem um papel de destaque no nosso sistema nacional de inovação. Foi muito bom ver o comprometimento de Pernambuco e do Nordeste como um todo, de colocar a inovação na sua estratégia de governo", frisou o presidente da Anpei.

Gerson Pinto ainda ressaltou o esforço do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no sentido de colocar uma agenda de inovação ainda mais forte para as PMEs. "Elas têm uma importância gigantesca para a economia do Brasil e levar uma agenda de inovação para essas empresas vai tornar a inovação ainda mais forte no país, ainda mais inclusiva, contribuindo ainda mais para o nosso desenvolvimento econômico e social", disse.

Também no primeiro dia, foram realizadas as oficinas "Como fomentar ecossistemas de inovação de classe mundial" e "Bioeconomia: Imperativo para o  Brasil". "Foram oportunidades para discutirmos como podemos construir, fomentar ambientes inovadores no escopo das empresas, das universidades, parques e polos tecnológicos", comentou.

O dia terminou com a cerimônia oficial de abertura, que contou com a presença de autoridades do sistema nacional de inovação, seguida pela palestra magna " O Estado do Futuro de todas as coisas: Prospectivas e Tecnologias", ministrada pelo venezuelano Jose Cordeiro, da Singularity University.

Com a sala cheia e ouvintes ávidos, Cordeiro discorreu sobre as quatro tecnologias emergentes conhecidas como NBIC: Nanociência, Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Ciências Cognitivas. Com bom humor e leveza, expôs como o desenvolvimento acelerado dessas áreas poderá ajudar a amenizar as limitações humanas, impactando a vida das pessoas para melhor.

Nova edição do Guia de Interação ICT-Empresa, palestras internacionais, iTec e parceria com Reino Unido movimentaram um segundo dia intenso em conteúdo e interação

O segundo dia da Conferência Anpei, 25 de agosto, também trouxe discussões sobre temas de grande relevância para as empresas e instituições científicas e tecnológicas brasileiras, além de trazer diversas novidades animadoras para essas organizações.

Os destaques principais ficaram por conta do lançamento do Guia de Interação ICT-Empresa, de anúncio do SEBRAE sobre a possibilidade de começar a investir em startups, de dois editais da EMBRAPII, e da parceria entre o MDIC, a Anpei e a agência britânica UKTI, para internacionalização das startups brasileiras.

Ao longo do dia, os seis Comitês Temáticos da Anpei compartilharam com os demais associados e a comunidade os resultados dos trabalhos desenvolvidos. O Comitê de Promoção da Interação ICT-Empresa, por exemplo, lançou a terceira edição do Guia de boas práticas de interação ICT-Empresa. Com nova arquitetura e acesso online, o guia explica como é possível obter recursos e encontrar parceiros e traz cases para exemplificar como as interações são possíveis.

"Os Comitês da Anpei fizeram entregas bastante importantes, que contribuem para fomentar a inovação nas empresas e endereçaram grandes questões que existem ainda no nosso sistema nacional de inovação. Essas entregas ajudam a evoluir o ecossistema de inovação", afirmou o presidente da Anpei.

Ainda no dia 25 de agosto, o SEBRAE anunciou em uma das palestras que está avaliando levar ao conselho a oportunidade de atuar, também, com empresas de alto potencial inovador. A ideia é unir-se a fundos para  tornar-se um investidor de capital de risco, ou seja, atuar como um sócio de empresas de base tecnológica escaláveis, oferecendo não apenas recursos, mas também mentoria e apoio na tomada de decisões.

Já a Embrapii, divulgou o lançamento de dois novos editais para este ano. Eles dizem respeito a novas unidades que serão credenciadas para desenvolver projetos de inovação tecnológica em parceria com empresas do segmento industrial. "Foi importante sentir o esforço que a FINEP, o BNDES e a Embrapii estão fazendo para buscar garantias de que não haja descontinuidade nos investimentos em programas importantes para o Brasil. Nós vamos passar por um momento inevitável de ajustes, sim. Mas esse espírito da continuidade está bastante presente. Então, foi muito bom", destacou Gerson Pinto.

O dia 25 também teve uma agenda exclusiva para o Encontro iTec | Conferência Anpei. “O Programa tem avançado bastante e demonstrado um potencial incrível para conectar a oferta e a demanda tecnológica. É bom ver um projeto desenhado, concebido, para criar esse espaço onde oferta encontra demanda, acontecendo de verdade. Estamos bastante satisfeitos”, comemorou.

Ainda como parte do Encontro, o Secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Marcos Vinícius de Souza e o representante do Consulado-Geral Britânico no Recife Gareth Moore lançaram uma parceria entre Brasil e Reino Unido que deve ajudar startups brasileiras a se internacionalizarem. Eles anunciaram uma extensão do Programa InovAtiva Brasil, nomeada "UK Chapter". Agora, as startups terão a oportunidade de ir para a Inglaterra com apoio do consulado britânico, o qual irá prover uma série de serviços para que esses empreendedores conquistem o mercado global.

Paralelamente, foram realizados os painéis com a participação de palestrantes internacionais, os quais discutiram tendências como Corporate Garage, Internet das Coisas, Big Data e Analytics, Indústria do Futuro e Transnacionalização. Para o presidente da Anpei, foram excelentes debates. “Eles trouxeram ao Brasil o que há de mais contemporâneo em inovação”.

Cases de sucesso agitam o último dia

O terceiro e último dia da Conferência foi dedicado a apresentações de 33 cases de sucesso de empresas e ICTs inovadoras e à exposição de pôsteres. “Esse  momento trouxe uma pequena demonstração de que temos exemplos fantásticos, grandes casos que ilustram o potencial de inovação que há no Brasil. É uma pequena amostra da força da inovação no nosso país”, finalizou o presidente da Anpei.

Inovação no Formato

A organização do evento, pensando em todos os detalhes, procurou implementar em seu formato de apresentações e espaço físico o conceito central da Conferência, a inovação. “Acho que a forma demonstra este espírito inovador da Anpei”, vibrou o organizador do evento Celso Barbosa.

Buscando um layout integrador, palestras simultâneas aconteceram em um mesmo local. Além disso, a técnica de facilitação gráfica (desenhos) simultânea às apresentações causou grande curiosidade nos participantes, que podiam conferir o resultado final ao término de cada painel.

Por fim, o web app da Conferência, reuniu todas as informações sobre o evento em um único lugar. “Foi possível conferir a programação completa, montar uma agenda personalizada, avaliar as atividades e interagir com os demais participantes e painéis. O retorno foi bastante positivo”, avaliou Barbosa.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube