Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Google já tem sua própria montadora de veículos, segundo The Guardian

Publicado em 04/08/2015

Google Auto LLC teria ganho licença no ano passado na Califórnia

Fonte: Portal G1

Há algum tempo, o Google testa carros que dirigem sozinhos e já prometeu que eles estarão prontos para o consumo em 2020, mas o que ninguém sabia é que a empresa de tecnologia já se registrou como fabricante de veículos nos Estados Unidos.

Segundo documentos obtidos pelo jornal britânico The Guardian, o Google Auto LLC foi criado ainda em 2011 e licenciado para montar automóveis no ano passado, na Califórnia. A empresa não comentou as informações.

Ainda segundo o jornal, o Google Auto LLC aparece como fabricante dos 23 carros autônomos da Lexus, que são testados nas ruas sem motoristas e se envolveram recentemente em pequenos acidentes.

Em maio deste ano, o diretor do programa de carros autônomos do Google, Chris Urmson, foi apontado como CEO da subsidiária. No mesmo mês, a empresa anunciou a construção de 100 protótipos sem volante e pedais de aceleração ou freio.

O The Guardian afirma ainda ter visto documentos enviados ao órgão nacional de segurança viária dos EUA (NHTSA). Neles, os protótipos são descritos como "veículos leves de baixa velocidade" e não serão vendidos comercialmente, pelo menos por enquanto.

Os carrinhos do Google seriam empurrados por motor elétrico de 20 a 30 kW (27 a 40 cv), com tração traseira e freios independentes em cada roda. A velocidade máxima seria de 40 km/h.

Até então, esperava-se que a gigante de tecnologia se associasse a uma montadora de veículos para produzir seus modelos autônomos, mas agora ganha força a ideia de o Google ter sua marca própria de carros.

Por outro lado, é possível que a nova empresa tenha sido criada apenas para minimizar os riscos, caso seja um desastre.

Carros autônomos

Além do Google, outras empresas têm projetos relacionados a carros sem motorista, a maioria delas são montadoras de veículos, como Toyota, Nissan, Mercedes-Benz, Audi e Volvo. Por ora, são apenas testes: nenhuma marca foi autorizada a comercializar esse tipo de carro.

Alguns estados dos EUA e países europeus autorizaram que veículos em teste circulem por vias públicas. Especialistas afirmam que a viabilidade dos carros autônomos depende, além da tecnologia desses veículos, de interação com sistemas de controle de tráfego das cidades e rodovias.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube