Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Poli-USP e Scania inauguram laboratório de pesquisa para a indústria de caminhões

Publicado em 17/04/2015

O convênio de cooperação tecnológica é exemplo de parceria entre Universidade/Empresa

Fonte: Anpei

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Scania inauguraram no dia 10 de abril o primeiro laboratório de pesquisa da indústria de caminhões no Parque Tecnológico de Sorocaba, interior de São Paulo. O projeto é fruto de um convênio de cooperação tecnológica assinado entre a montadora sueca e a Poli-USP em 2013 e realizado por meio da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).

O laboratório da Poli-USP/Scania é o primeiro construído na área externa do Parque Tecnológico de Sorocaba, atendendo aos requisitos de amplo espaço para a fabricação de equipamentos e realização de ensaios.

“Para uma empresa pioneira em inovação e tecnologia como a Scania, incentivos a parcerias com instituições de ensino são parte do negócio e da garantia de excelência nas soluções que levamos para nossos clientes”, afirma Per Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America.

Ao todo foram investidos R$ 6 milhões – o maior aporte da montadora em iniciativas de pesquisa e desenvolvimento no Brasil –, e o projeto prevê a construção do laboratório para estudar o comportamento do fluxo de ar dentro dos motores a diesel. “Essa investigação poderá contribuir para melhorar o desempenho dos motores, bem como o consumo e, principalmente, a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera”, explica Svedlund.

Segundo ele, o conhecimento gerado a partir dessa pesquisa também será aplicado no desenvolvimento de um software para previsão e controle do comportamento do fluxo de ar no motor. A ferramenta poderá ser futuramente utilizada no processo de manufatura de cabeçotes de motores, o que aprimorará o controle de qualidade dos componentes produzidos na montadora sueca.

O laboratório da Poli-USP/Scania conta com equipamentos criados exclusivamente para o projeto. “Vamos abrigar, por exemplo, uma máquina de ensaio de fluxo de ar nos cabeçotes (parte superior do motor), que precisou ser desenvolvida e montada na universidade, bem como alguns sensores, que não existiam no mercado com a especificidade que o projeto exige”, explica Marcelo Massarani, professor do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP, responsável pela coordenação da iniciativa. “Essa tecnologia é completamente nova. Criada pelo grupo de especialistas reunidos para esse projeto, ela traz uma série de inovações, como a medição de deslocamentos a laser e a compactação de sensores, além de ser mais simples e de menor custo.”

Além da capacidade para realizar processamento de simulações virtuais do fluxo de ar nos cabeçotes, o espaço abrigará equipamentos de escaneamento a laser de última geração, impressora 3D, máquinas operatrizes para a fabricação de peças específicas, entre outros itens necessários para os estudos. Com apoio dessa estrutura, os pesquisadores poderão fazer ensaios, validar modelos matemáticos e simulações virtuais, fabricar e testar protótipos tridimensionais.

Por meio do projeto, 12 engenheiros da Scania ingressaram no Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva, ministrado pela Poli-USP. “O modelo de pesquisa dessa parceria é único entre os projetos em desenvolvimento na universidade”, ressalta Massarani. “A Scania trouxe o problema, e desenvolvemos um grupo de mestrado para buscar soluções. Estamos aprendendo muito, e temos como transferir esse conhecimento para a empresa, já que engenheiros da montadora estão envolvidos desde o início do mestrado.”

Svedlund observa que acordos de cooperação entre universidades e empresas são importantes, pois incentivam o aprimoramento dos engenheiros, geram conhecimento científico e promovem descobertas que podem trazer impactos positivos para o meio ambiente.

O engenheiro de produto e desenvolvimento de motores da Scania, Marcel Silva, faz parte da primeira turma do mestrado. Há um ano e meio estudando os fenômenos do fluxo de ar no cabeçote do motor, Marcel valoriza a troca de informações e métodos do mundo acadêmico para a iniciativa privada: “Está sendo muito importante trazer um pouco do ambiente acadêmico para a empresa. Percebemos uma distância entre esses dois mundos. Ter contato com teorias e o conhecimento dos professores durante o mestrado ajuda muito a caminhar para encontrar soluções para os problemas propostos”.

A cerimônia de inauguração do laboratório contou com a participação do prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio; do presidente da Scania Latin America, Per Olov Svedlund, e do diretor da Poli-USP, Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira. A solenidade foi realizada às 9 horas no Parque Tecnológico de Sorocaba, instalado no Distrito Industrial da cidade de Sorocaba, a 100 km de São Paulo.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube