Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Latin NCAP ficará mais rigoroso em 2016

Publicado em 31/03/2015

Programa de avaliação veicular exigirá novos testes e controle de estabilidade para carros quatro e cinco estrelas

Fonte: Gazeta do Povo

O Latin NCap, programa de avaliação de segurança automotiva válido para o Brasil e para os países da América Latina, exigirá de 2016 em diante, critérios mais rigorosos aos fabricantes. Para conquistar quatro e cinco estrelas – nota máxima nos testes –, todos os candidatos deverão vir obrigatoriamente com controle eletrônico de estabilidade (ESC) e passar por novas avaliações: de colisão lateral em velocidades de 50 km/h com bonecos infantis no banco de trás; de colisão lateral contra postes aos 29 km/h; e de funcionamento do ESC.

A partir de 2016, os veículos que zerarem nos testes de impacto frontal e lateral ficarão automaticamente sem qualquer estrela. A entidade informou que para alcançar a nota máxima, os concorrentes deverão ser aprovados no teste do controle de estabilidade e ter “boa atuação” nos impactos frontais, laterais e de postes. Já as quatro estrelas dependem de uma avaliação positiva do ESC e nas colisões frontais e laterais.

Os carros avaliados que receberam notas quatro e cinco terão de se submeter a uma nova bateria de testes para manter as pontuações. Entretanto, considerando-se os itens de segurança que equipam os modelos com as respectivas notas no Brasil, como é o caso do Volkswagen up! e do Toyota Corolla, eles perderiam a posição pelo fato de não possuírem controle de estabilidade.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube