Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Metalúrgicos da Chery ficaram duas horas sem trabalhar na fábrica de Jacareí

Publicado em 30/03/2015

Funcionários reivindicam melhores condições de trabalho e salários compatíveis com os da região

Fonte Revista Autoesporte

Os operários da linha de montagem da fábrica da Chery, localizada na cidade de Jacareí, no interior de São Paulo, pararam as atividades por um período de duas horas e meia em 24 de março. A iniciativa teve como meta reivindicar que a montadora assinasse a convenção coletiva da categoria. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, os salários dos funcionários estão abaixo dos praticados pelas montadoras da região.

Da unidade da Chery em Jacareí saem as versões hatch e sedã do Celer e em breve deve começar a fabricar o novo QQ. O mesmo sindicato informou ainda que os trabalhadores da Acteco, onde são produzidos os motores da Chery, realizaram uma paralisação de 24 horas para reivindicar a assinatura da convenção para a categoria.

A Chery confirmou que uma reunião foi marcada entre seus representantes e a entidade que representa os metalúrgicos, com o objetivo de chegar a um acordo. Em nota, a parte que representa os funcionários informa que reivindicará também mudanças relacionadas às condições de trabalho dentro da unidade. O comunicado diz ainda que o Sindicato condena a terceirização do setor de manuseio, argumentando que a medida infringe a própria CLT, que veta a terceirização nas ‘atividades-fim’ dentro de uma companhia.

“A Chery está pensando que o Brasil é a China. A montadora já está em pleno funcionamento, faturando alto no País e recebendo diversos tipos de incentivos fiscais dos governos, portanto não existem motivos para continuar com salários e direitos inferiores aos que são praticados na categoria. Ou a empresa muda sua postura, ou haverá greve”, afirma o presidente do sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Em contrapartida, também por meio de comunicado, a Chery afirma que segue rigorosamente a legislação brasileira desde o início de suas atividades no país, em 2009. A empresa alega que formou uma equipe de profissionais da área da saúde e segurança do trabalho para assegurar as condições e ambiente adequados, de acordo com as exigências legais. Na mesma nota, a Chery reafirma seu compromisso de continuar contribuindo com o desenvolvimento da região do Vale do Paraíba, criando mais 120 oportunidades de emprego para o segundo semestre de 2015, além dos mais de 500 funcionários que já trabalham no local, disse Luis Curi, vice-presidente da Chery Brasil. A marca confirma ainda estar revisando sua produção de 30 mil para 25 mil veículos devido ao encolhimento da economia no mercado.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube