Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

General Motors cria faróis que acompanham olhar do motorista

Publicado em 27/03/2015

Dispositivo poderá chegar aos carros de rua em até 18 meses

Fonte: Autopolis

 

A Opel, subsidiária europeia da General Motors, revelou que está desenvolvendo um sistema de faróis capaz de acompanhar o movimento dos olhos do motorista. Segundo o fabricante, dispositivo poderá chegar aos carros de rua em até 18 meses.

Olhos

 

O sistema vem sendo projetado há mais de dois anos e utiliza uma sofisticada câmera capaz e fazer 50 escaneamentos da face do motorista por segundo, detectando mudanças no olhar do condutor. As imagens são convertidas em informações que são processadas por um computador, que aciona atuadores nos faróis.

O grande desafio encontrado pelos engenheiros é que o olhos humanos se movem constantemente, o que poderia gerar um movimento errático dos faróis. A solução foi o desenvolvimento de um algoritmo capaz de desprezar os pequenos saltos que o olho dá, filtrando os movimentos que realmente indicam mudança de foco no olhar. Caso o motorista não esteja olhando para frente, os faróis voltam para uma posição padrão.

O sistema também foi projetado para funcionar sem necessidade de calibrações para cada usuário, agido independentemente do tamanho e forma do globo ocular do motorista. O recurso que acompanha o movimento dos olhos faz parte do novo sistema de faróis adaptativos que a General Motors pretende utilizar em seus carros, denominado AFL+. Esta tecnologia permitirá também controlar o faixo alto e baixo dos faróis, de modo aumentar o alcance sem provocar ofuscamento, além de mudar o foco de iluminação de acordo com o movimento do volante. Especula-se também que o sistema adotará a tecnologia da matriz de LEDs, ao invés de lâmpadas convencionais.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube