Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Chamada de emergência será obrigatória em carros da Europa a partir de 2018

Publicado em 25/03/2015

A decisão foi tomada a partir um acordo aprovado em votação pelos 28 países da União Europeia

Fonte: Redação Autoesporte

A partir de março de 2018, todos os carros novos na União Europeia terão de sair de fábrica já equipados com tecnologia de ligação de emergência - que disca automaticamente para o número do serviço de auxílio em caso de acidentes. A medida foi tomada a partir de votação que aprovou um acordo entre os países.

Alguns fabricantes de automóveis já possuem sistemas parecidos, como o sistema OnStar da General Motors, que nos Estados Unidos e no Canadá já podem fazer a chamada telefônica para os números de emergência caso ocorra alguma colisão. Esse sistema da GM vai começar a ser desenvolvido em agosto em alguns mercados europeus – como por exemplo, na Alemanha, Reino unido, França, Itália e Espanha.

No Brasil, a Ford possui um sistema parecido nos modelos New Fiesta, Novo Ka, Novo Ka+, Ecosport e na Ranger. O assistente de emergência é programado para fazer um telefonema automático para o Samu a partir da identificação do acionamento dos airbags ou corte de combustível, o que pode acontecer em caso de colisões traseiras ou capotamentos.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube