Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Ford contrata engenheiro de iPhone para fazer Fusion andar sozinho

Publicado em 25/01/2015

Posicionados no teto, sensores do Fusion Hybrid autônomo conseguem "ler" ambiente em volta do carro

Fonte: Carros UOL

A Ford estava atrasada, assim como boa parte das marcas americanas, mas decidiu investir pesado para ter veículos que se deslocam sem depender da ação humana. Na última semana, a fabricante inaugurou um centro de pesquisa e desenvolvimento no Vale do Silício, região dos Estados Unidos que concentra grandes empresas e instituições de ensino especializadas em tecnologia e ciência. O foco será o desenvolvimento da versão autônoma do sedã Fusion Hybrid.

Situado dentro do polo de pesquisas da Universidade de Stanford, na cidade de Palo Alto (Califórnia), o centro contará com 125 pesquisadores, e será chefiado por Dragos Maciuca, engenheiro com vasta experiência em automóveis, aeronáutica e eletrônicos de consumo. Antes da Ford, o romeno trabalhou por dois anos na Apple, onde atuou no desenvolvimento de produtos como o iPhone. No fim dos anos 90 e começo dos 2000, foi funcionário de Nissan e BMW.

Além do novo polo, a Ford também conta com o centro de Michigan, Estado onde a montadora está sediada, e que é mantido em parceria com a Universidade de Michigan e com a seguradora State Farm.

Segundo a Ford,  a tecnologia de direção autônoma começará a se sedimentar no mercado automotivo a partir de 2025. Concorrentes como Volvo e Mercedes-Benz, porém, estão à frente: a primeira projeta colocar unidades nas mãos de clientes até 2017, enquanto a segunda prevê modelos que andam sozinhos nas ruas até 2020.

Desenvolvimento

Este será o terceiro espaço da Ford reservado especificamente à área de P&D. Os outros dois ficam em Dearborn (Michigan), também nos EUA, e Colônia (Alemanha). O local não foi escolhido à toa: o projeto terá participação de professores e alunos da própria Universidade de Stanford, e também do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts).

Além da Ford, Nissan, Volkswagen, Hyundai e Tesla (marca americana que produz apenas carros elétricos) são outras companhias do setor automotivo instaladas no Vale do Silício.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube