Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Vendas crescem três vezes mais em municípios pequenos

Publicado em 21/10/2014

O potencial de vendas de veículos em municípios brasileiros com até 500 mil habitantes superou a média nacional nos últimos cinco anos.

Fonte: AutoData

Gráfico Anfavea

Segundo dados revelados pela Anfavea nas cidades com até quinhentos mil habitantes a comercialização de veículos cresceu 73% de 2007 a 2013. No mesmo período os municípios menores, com até cinco mil moradores, viram o volume de licenciamento evoluir 142% – número quase três vezes maior que a elevação média de vendas do País no comparativo, de 53%.

Nas cidades com cinco mil a dez mil habitantes o crescimento foi de 124%. À medida que cresce o número de moradores, diminui a alavancagem das vendas no período (veja quadro abaixo). Quando se comparam as vendas de municípios com mais de 10 milhões de habitantes – caso apenas de São Paulo – nota-se que o volume de vendas aumentou apenas 6% nos últimos cinco anos.

Segundo Luiz Moan, presidente da Anfavea, a explicação para o fenômeno é simples: nas cidades menores o crescimento da renda per capita foi maior nos últimos anos.

“Nos municípios de cem mil a quinhentos mil habitantes a renda cresceu até 55% nesse período e muitos consumidores compraram seu primeiro veículo 0 KM. Enquanto isso nas regiões metropolitanas as compras foram majoritariamente de reposição.”

De acordo com Moan o estudo realizado pela associação, baseado em dados do Renavam, pode auxiliar os municípios a elaborar de maneira mais eficiente seus planos diretores. “É possível fazer uma projeção de frota e criar infraestrutura para que a fluidez do trânsito não seja um problema nessas pequenas cidades em 2050.”

Por região o Centro-Oeste apresentou o maior crescimento de vendas nos últimos cinco anos: ali o volume de licenciamentos cresceu 68,4% no período. O Sul aparece na sequência, com alta de 67,5%, seguido por Nordeste, com 61,2%, Norte, com 59,3% e Sudeste, com a menor taxa de crescimento, 42,3%.

Enquanto a média de habitantes por veículos é de 5,4 no País, na região Sul é de 3,6 e no Sudeste de 4,1. Centro-Oeste aparece com índice de 4,7.

O Norte, com 13,7 habitantes para cada veículo, e o Nordeste, com 12,1, são as duas regiões mais promissoras para a venda de grandes volumes de automóveis nos próximos anos, segundo a Anfavea.

Olhando os números ainda mais de perto é possível constatar que a média de habitantes por veículo no município de São Paulo é a menor do País, de 3, enquanto a da região metropolitana paulista fica em 3,3. Nas demais regiões metropolitanas o índice é de 4,7.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube