Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Cade investiga Bosch e NGK por suposto cartel no setor automotivo

Publicado em 11/09/2014

Empresas são acusadas de combinar preços de velas para ignição. Bosch já assinou acordo com o Cade e admitiu participação no cartel.

Fonte: Fábio Amato, para G1

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu, em 3 de setembro, processo administrativo para investigar as empresas Bosch e NGK por suposto cartel no mercado nacional e internacional de velas para ignição, usadas em motores de veículos.

Esse anúncio ocorre um dia depois de o conselho ter confirmado que assinou, em julho, acordo de leniência com a Bosch dentro dessa investigação. Ao firmar tal acordo, a empresa admite participação no cartel e se compromete a colaborar com a apuração do órgão. Em troca, recebe garantia de imunidade, ou seja, fica livre de sofrer processo na Justiça e de pagar multa.

“Os indícios apontam que as empresas investigadas, Bosch e NGK, acordavam previamente cotações a serem apresentadas a clientes, volumes de vendas, valores cobrados e aumentos de preços praticados para montadoras de automóveis, concessionárias e oficinas. Além disso, também haveria divisão de quais montadoras seriam atendidas por cada participante do suposto cartel”, diz nota do Cade.

O cartel se caracteriza pelo acordo entre empresas que atuam em um mesmo setor para fixar preços de seus produtos ou dividir mercados e clientes, o que elimina a concorrência, resulta em elevação de preços e prejudica os consumidores.

Ainda de acordo com o conselho, o cartel teria ocorrido entre 2000 e 2013 e “os acordos ilícitos seriam supostamente acertados tanto pelas matrizes no exterior quanto pelas filiais brasileiras das companhias.”

Agora, as acusadas serão notificadas a apresentarem suas defesas e, ao final da investigação, a Superintendência-Geral do Cade opinará pela condenação ou arquivamento do caso. O julgamento e, portanto, a decisão final, será do tribunal do conselho.

Em nota, a NGK diz que não pode comentar o acordo porque desconhece o documento. "A empresa possui 55 anos de atuação no Brasil, com mais de 1.250 funcionários, e sempre

respeitou todas as leis do país. Ao longo de mais de cinco décadas, sua conduta sempre foi regida pela ética e pela legalidade", diz o texto.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Bosch confirma o acordo assinado pela empresa e diz que ela está colaborando com as investigações.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube