Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Conselho da Fiat aprova projeto de fusão com a Chrysler

Publicado em 16/06/2014

Segundo a empresa, a fusão 'não trará impacto algum' sobre o número de trabalhadores.

O Conselho de Administração da Fiat aprovou o projeto de fusão para a criação da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), segundo informou neste domingo (15/06) a empresa de Turim em comunicado oficial.

O passo final para a criação da FCA virá com a aprovação pelos acionistas, em reunião extraordinária que a Fiat espera chamar até o final de setembro. A nova empresa será incorporada na Holanda, terá domicílio fiscal no Reino Unido e vai buscar uma listagem na Bolsa de Nova York até o final do ano. A FCA terá uma estrutura de votação "de lealdade", que permitirá que os acionistas quem mantenham sua participação por três anos tenham dois votos para cada ação que possuam. Isso vai favorecer a família Agnelli, que controla a Fiat desde sua fundação, há mais de 100 anos, e ainda é dona de 30% da empresa.

A Fiat completou no último dia 21 de janeiro a aquisição de 100% do conjunto de acionistas da companhia americana Chrysler, após adquirir as ações que tinha o fundo VEBA, administrado pelo sindicato United Auto Workers (UAW). Uma semana depois, em 29 de janeiro, a casa italiana apresentou a FCA. O grupo destacou então que "todas as atividades de Fiat continuarão sua missão, incluídas as estruturas na Itália e no resto do mundo", e assegurou que "não haverá impacto algum" sobre o número de trabalhadores.

Em junho de 2009, a Fiat assinou um acordo de aliança estratégica com o grupo americano pelo qual adquiria o direito de aumentar sua participação na Chrysler de forma periódica se cumprisse uma série de requisitos financeiros e técnicos.

Fiat aprova venda de US$ 5,42 bilhões em títulos

A Fiat SpA aprovou a venda de até 4 bilhões de euros (US$ 5,42 bilhões) em títulos. O objetivo da fabricante de automóveis italiana é refinanciar-se a uma taxa de juros mais baixa e diminuir o peso da sua dívida de 10 bilhões de euros. Os títulos podem ser vendidos em uma ou mais parcelas a qualquer momento, antes do final do próximo ano, e os recursos captados serão usados para pagar dívidas, informou a Fiat em comunicado. A fabricante de automóveis italiana aprovou um plano semelhante de refinanciamento no ano passado.

A Fiat anunciou no mês passado um ambicioso plano de cinco anos que visa aumentar a produção para 7 milhões de veículos, acima dos 4,4 milhões anotados no ano passado. O plano prevê investimentos da ordem de 48 bilhões de euros ao longo dos próximos cinco anos e depende de grandes ganhos a serem realizados pela marca Jeep, da Chrysler, e pela linha de luxo da Fiat, Alfa Romeo.

No início deste mês, o Banco Central Europeu cortou suas principais taxas de juros e adotou um pacote de medidas que provocou uma queda nos rendimentos dos títulos de governo de alguns países periféricos da União Europeia, incluindo a Itália. Isso criou uma abertura para algumas empresas se refinanciarem a taxas mais baixas.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube