Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Desoneração da folha será permanente

Publicado em 28/05/2014

Fabricantes de autopeças e encarroçadoras são beneficiados.

Fonte: Automotive Business, com informações da Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff anunciou na terça-feira, 27 de maio, que a desoneração da folha de pagamento dos 56 setores atualmente contemplados será permanente. A política teria vigência até 31 de dezembro de 2014. Nos próximos anos, poderá ser estendida a outros setores da economia.

Da indústria automobilística, as fabricantes de autopeças e encarroçadoras de ônibus são beneficiadas. O setor de autopeças foi um dos primeiros da economia a aderir à medida, que favorece toda a cadeia, tanto para as empresas com alta intensidade de custo de mão de obra - que pode chegar a 70% - quanto para aquelas com custos menores, devido ao alto grau de automação.

A desoneração tornou-se, inclusive, um dos principais pleitos para alavancar a competitividade das fabricantes de autopeças, que têm elevado custo de mão de obra e, por consequência, alto déficit na balança comercial. O governo encaixou o setor como um dos 15 primeiros beneficiados da medida em 2012.

Nota-se que entre os 56 setores beneficiados com a desoneração da folha de pagamentos não constam as montadoras de veículos, cuja média do custo de mão de obra oscila entre 25% a 30% do faturamento. Com a desoneração, as empresas que contribuem ao INSS com 20% da folha de pagamento passarão a pagar de 1% a 2% do faturamento, o que em tese, para as montadoras ultrapassaria – e muito – o valor devido na lei tradicional, logo, faz com que a medida deixe de ser interessante para as montadoras.

“A desoneração da folha será permanente daqui pra frente para todos esses setores que são integrados a ela: uma boa parte da indústria, uma parte do serviço e uma parte do comércio varejista. Ao longo do tempo, não este ano, mas para os próximos anos, novos setores serão incorporados, dando mais competitividade a toda a estrutura produtiva brasileira”, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, após reunião com a presidente. A forma pela qual a desoneração será ampliada ainda não foi definida, segundo o ministro, mas ele avaliou que não será difícil aprovar a iniciativa no Congresso.

A desoneração da folha é uma estratégia para aquecer a economia e ajudar a indústria diante da crise financeira internacional. Com a medida, o governo reduz a alíquota do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que o empresário obtenha maior faturamento. Participaram da reunião no Palácio do Planalto presidentes e representantes de indústrias de máquinas, têxteis, de construção, empresas de transportes, tecnologia e comunicação, fabricantes de produtos eletroeletrônicos, de cerâmica, entre outros.

Segundo Mantega, a renúncia anual, estimada em R$ 21,6 bilhões em 2014, deve se manter nesse patamar nos próximos anos, até que, ao longo do tempo, haja um aumento da força de trabalho e o número se altere. “Com essa renúncia as empresas estão crescendo mais, vão faturar mais no conjunto de tributos. E com a formalização, nós vamos ter mais INSS sendo arrecadado, porque esse é um projeto que se autopaga em função do poder multiplicador que ele tem”, ponderou.

Paulo Tigre, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), afirmou que os empresários estão satisfeitos com o “sucesso das medidas tomadas” e avaliam que elas aumentam a competitividade dos produtos, o faturamento e as exportações. “Foram uma unanimidade as vantagens conseguidas por todos os setores de maneira diferentes”, relatou.

Na semana passada, os empresários apresentaram a Dilma o pedido para que a desoneração fosse mantida e outras demandas, como a mudança no refinanciamento de dívidas com a União, o retorno do programa que estimula as exportações de manufaturados, a permanência do Programa de Sustentação de Investimento e a criação de um programa de renovação de máquinas industriais. Segundo Mantega, essas outras medidas ainda estão sendo analisadas e serão discutidas com os setores nas próximas semanas.

Veja aqui a lista com os 56 setores beneficiados com a desoneração permanente da folha de pagamento.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube