Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Produtividade industrial é tema de simpósio em Curitiba

Publicado em 27/05/2014

O 5º Simpósio SAE Brasil de Sistemas de Manufatura trouxe como tema Produtividade, a chave para a Manufatura Competitiva. Evento aconteceu em Curitiba, 13 de maio.

Helen Mendes

Cada vez mais as indústrias se preocupam em aumentar sua qualidade e competitividade. Para debater a melhoria da produtividade nas indústrias, representantes do setor automotivo se reuniram na Universidade Positivo, em Curitiba, no dia 13 de maio, para a quinta edição do Simpósio SAE Brasil de Sistemas de Manufatura.

A equipe técnica da Articulação do Setor Automotivo e do Setor Metal-Mecânico dos Observatórios SESI/SENAI/IEL esteve presente no simpósio e na visita técnica à fábrica da Renault do Brasil, em São José dos Pinhais.

Com o tema “Produtividade: a chave para a Manufatura Competitiva”, o simpósio foi destinado a engenheiros e profissionais das áreas de manufatura, processos e produtos, e também a estudantes de engenharia.

clique para ampliar>clique para ampliarCases de sucesso em eficiência nos processos produtivos foram apresentados ao público. (Foto: SAE Brasil)

A programação contou com a apresentação de cases de sucesso em eficiência e eficácia no processo produtivo de diferentes segmentos. Também foram abordados os assuntos: produtividade indireta através da motivação dos colaboradores; produtividade estimulada pelo Prêmio Nacional de Qualidade; e educação e conhecimento aplicado.

O objetivo do evento foi proporcionar à cadeia automotiva interatividade e contato com importantes nomes do mercado e suas melhores práticas, segundo o chairperson do simpósio, Flávio Lima. De acordo com o executivo, nos últimos nove anos o volume de produção do segmento automotivo no Brasil aumentou 60%, mas o número de veículos produzidos por trabalhador só cresceu 8,5%. “Isso quer dizer que a nossa capacidade industrial aumentou, mas temos uma grande lacuna de produtividade e preenchê-la é o que pode garantir a nossa manutenção como um ator industrial competitivo”, avalia.

Um carro por minuto

Os participantes também puderam fazer uma visita técnica ao Complexo Ayrton Senna, fábrica da Renault do Brasil em São José dos Pinhais (PR). O complexo reúne três fábricas da marca no Brasil – a de automóveis (onde são produzidos Duster, Logan e Sandero), a de comerciais leves (que produz Master e os modelos Livina e Frontier, pela Aliança Renault-Nissan) e a de motores. O grupo visitou as fábricas de automóveis e comerciais leves.

clique para ampliar>clique para ampliarSalto na produção: Fábrica da Renault em São José dos Pinhais é capaz de fabricar um carro por minuto. (Foto: Renault)

Em 2013, o Complexo Ayrton Senna passou por obras para aumento de sua capacidade produtiva, que saltou de 280 mil para 380 mil veículos por ano. Essa ampliação capacitou a unidade a produzir um carro por minuto. Foram investidos R$ 500 milhões nas obras, que envolveram todas as etapas do processo produtivo, como estamparia, carroceria, pintura, montagem, logística e outras. Um novo ciclo de investimentos de R$ 500 milhões já foi anunciado para o período 2014–2019, para o desenvolvimento e lançamento de dois novos veículos (Leia mais).

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube