Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Veículos elétricos devem ficar 50% mais baratos

Publicado em 25/04/2014

Governo Federal prepara um conjunto de medidas para incentivar fabricação de carros elétricos e híbridos

Fonte: Yara Peres para O Povo

Os carros elétricos e híbridos vão receber incentivos do Governo Federal para produção no Brasil. Com isso, o mercado espera que o custo de produção caia pela metade e o produto passe a ser mais competitivo.

Segundo o jornal O Povo, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) ratificou a expectativa de anúncio para um conjunto de medidas de incentivo ainda no mês de maio de 2014.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), apresentou em 2013 uma proposta ao Governo Federal para que veículos elétricos e híbridos fossem importados só até 2017, período no qual as montadoras seriam obrigadas a nacionalizar a produção para esses modelos. Há possibilidades de que um novo programa possa comportar as possíveis medidas para a política de produção de carros híbridos e elétricos, em discussão já avançada pelo MDIC. Atualmente, as montadoras de veículos à combustão dispõem de incentivos por meio do programa Inovar-Auto.

Para Ricardo Guggisberg, diretor do evento Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, que acontece em São Paulo em setembro, o público tem interesse pelo produto, mas não paga mais caro por ele. “Acredito que está muito alinhado com a proposta que a Anfavea enviou para o Governo. Com isso, a redução desse tipo de veículo deve cair 50%. Ou seja, um carro elétrico que custaria R$ 120 mil, pode ficar entre R$ 70 e 80 mil”, revela.

O salão promoverá o estímulo e popularização do consumo de carros elétricos e híbridos. Ainda segundo Guggisberg, o preço desses veículos seria correspondente ao de modelos como o Toyota Corolla e o Honda Civic, que são automóveis de alto consumo de combustível.

Ricardo defende que, com a redução expressiva no preço dos carros com tecnologia elétrica, o consumo se tornará consideravelmente efetivo.

“Com o aumento no consumo, amplia-se a rede de infraestrutura e fábrica de componentes, o que gerará outro tipo de mercado. Isso irá proporcionar um aquecimento natural em todos os diversos setores do mercado automobilístico”.

E o abastecimento?

A infraestrutura de carregamento para os veículos elétricos, segundo Ricardo, é algo já estabelecido para que consumidores não fiquem sem disponibilidade de recarga da bateria do veículo.

“Existem projetos para o desenvolvimento de eletropostos. A tecnologia de recarga já existe no Brasil e as montadoras disponibilizarão suporte quanto à manutenção”, esclarece. No Brasil, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) planeja a implantação de 100 pontos de recarga do seu projeto de sistemas de abastecimento para veículos elétricos na cidade de Campinas, em São Paulo.

Toyota Prius – Um dos veículos híbridos (gasolina e eletricidade) mais populares do mundo, tem uma bateria com potência máxima de 27 kW para armazenamento de energia. O motor à combustão dispensa o uso da correia auxiliar graças ao sistema integrado com o motor elétrico.

Mercedes S 400 Hybrid – Combinando um potente motor de 279 cavalos com um módulo elétrico compacto, o luxuoso S 400 é comercializado no Brasil desde 2010. O propulsor V6, quando trabalhado em velocidades menores (inferiores a 50 km/h), é acionado por componentes elétricos, diminuindo o consumo de combustível do carro.

Renault Twizy – Ainda sem previsão para ser comercializado nas concessionárias brasileiras, o pequeno Twizy é utilizado em operações na usina hidrelétrica de Itaipu e empresas vinculadas ao Programa Carro Elétrico. Com potência de 17 cavalos, possui bateria de íon-lítio, além de autonomia de 100 km. Será utilizado pela Prefeitura de Curitiba durante a Copa do Mundo.

Ford Fusion Hybrid – O motor elétrico de 36 kW dá ao sedã de grande porte da Ford estabilidade e autonomia. Segundo a montadora, a velocidade máxima - usando apenas o conjunto elétrico - chega a 100 km/h. Dotado de baterias de íon-lítio, possui um sistema que memoriza caminhos mais utilizados pelo condutor, que prioriza a utilização da energia elétrica.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube