Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Fábricas da Chery e JAC estão atrasadas

Publicado em 25/03/2014

Futuras montadoras culpam demora de licenciamentos ambientais e chuvas

Fonte: Mário Curcio para Automotive Business

 

O brasileiro vai demorar um pouco mais para ter um Chery ou JAC montado no Brasil. As duas fábricas estão atrasadas. Em março de 2013, durante o lançamento de um de seus modelos, a Chery confirmou para abril de 2014 o início da produção do modelo Celer, mas já adiou essa data para algum momento do segundo semestre deste ano. A JAC também pretendia iniciar a operação de montagem no País no fim de 2014, mas ficou para 2015.

No começo de 2013, a Chery levou os jornalistas ao terreno em Jacareí (SP), onde havia estruturas metálicas pelo canteiro de obras e movimentação de caminhões. No fim de outubro a empresa criou um hotsite focado no progresso das obras, com uma câmera ligada e apontada 24 horas para a construção.

Em dezembro, já prevendo atrasos, o CEO da companhia no Brasil, Luis Curi, passou para o fim de agosto a chegada do primeiro carro nacional à rede.

Em 2014, depois de tentar algumas vezes e não conseguir assistir a esse “Big Brother Fabril”, o site de notícias Automotive Business conversou com o gerente de marketing da Chery, Carlos Eduardo Lourenço. O executivo atribuiu a dificuldade à banda do site, que estaria subdimensionada para a demanda atual. O fato é que, nesta semana, a câmera voltou ao ar e as imagens confirmam o atraso. O que se vê em torno do prédio é muita terra (clique aqui).

Segundo a Chery, 84% das obras em Jacareí estariam concluídas. A empresa atribui o atraso à demora em 2012 para obtenção de licenciamento ambiental e às chuvas de verão de 2013. A empresa acha o fato compreensível pelo tamanho do empreendimento, que tem mais de 400 mil metros quadrados.

 

EM CAMAÇARI, PRODUÇÃO DA JAC ATRASARÁ SEIS MESES

Quando assentou a pedra fundamental em Camaçari (BA), em 26 de novembro de 2012, a JAC Motors pretendia iniciar a produção de seu primeiro modelo nacional até o fim de 2014. A montadora atribui o atraso a uma licença ambiental, pois o terreno em que a JAC Motors é erguida seria formado por vários lotes, alguns deles fora da área industrial de Camaçari.

Por esse motivo, uma das licenças ambientais, segundo a JAC, saiu apenas em maio de 2013. Como consequência, parte da terraplenagem teve de começar durante o período em que costuma chover na Bahia. Agora a fabricante transfere o início da produção para o primeiro semestre de 2015, ou “meados de 2015”, como disse a Automotive Business o presidente da companhia, Sérgio Habib, sem cravar um mês. O primeiro produto a sair de lá será feito sobre a plataforma da linha J3, mas desenvolvido especificamente para o mercado local.

 

ATRASO TAMBÉM NA LIFAN DO URUGUAI

A produção uruguaia da picape Lifan Foison também estourou o prazo. O veículo tinha lançamento no Brasil previsto para o último trimestre de 2013, mas o mês de março de 2014 está indo embora e nada do utilitário. Segundo a empresa, a chegada do utilitário estaria prevista para o fim de abril. Já haveria um lote montado no Uruguai, na mesma fábrica de onde vem para o Brasil o utilitário esportivo X60.

A dificuldade de cumprir requisitos burocráticos no comércio entre os dois países e a decisão de lançar a Foison já homologada com airbags e ABS teriam causado o atraso.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube