Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Inovar-Auto melhora carros brasileiros, diz presidente da BMW

Publicado em 24/02/2014

"Se não fôssemos capazes de produzir carros do mesmo nível de qualidade, não viríamos para o Brasil", afirma Arturo Piñeiro

Em menos de um ano na presidência do BMW Group Brasil, Arturo Piñeiro assumiu o cargo em meio a uma fase decisiva, poucos meses após o anúncio de produção local pela primeira vez na história. Segundo ele, a montadora já tinha planos avançados de fabricar no Brasil e teve que reajustar a estratégia com o Inovar-Auto, programa do governo para incentivar a indústria brasileira, que entrou em vigor em janeiro de 2013. Mas Piñeiro afirma que o programa não teve efeito apenas para as montadoras e será benéfico principalmente para os consumidores.

“O que o Inovar trouxe é que a qualidade dos carros brasileiros vai melhorar. Ele evita a avalanche de carros orientais que estava chegando”, afirma o executivo de 48 anos, que nasceu em São Bernardo do Campo (SP), mas iniciou a carreira na BMW em 1995 na Espanha. O movimento de nacionalização foi seguido depois pelas concorrentes Audi e Mercedes-Benz, mas isso não o preocupa. “A concorrência faz a gente melhorar.”

Segundo estimativas, o segmento premium representa atualmente 50 mil veículos por ano no Brasil e deve mais que duplicar para 120 mil até 2020. Piñeiro credita essa crescimento à ascensão social de milhares de brasileiros nos últimos anos, o que não deve ser prejudicado por uma mudança do cenário global neste ano. “Existem flexões no câmbio, parte especulativas, e a economia americana funcionando melhor. Mudou um pouco o cenário, mas isso não vai mudar o peso da economia brasileira”, afirma.

O mercado nacional de veículos fechou 2013 como o quarto maior do mundo, atrás apenas de China, EUA e Japão, mesmo com a primeira queda no número total de emplacamentos em dez anos. Mesmo com a desaceleração, pelo menos uma dezena de montadoras estão construindo ou ampliando fábricas no Brasil, o que deve acirrar ainda mais a disputa pelo consumidor brasileiro. Para ganhar mercado, a BMW aposta em carros com a mesma qualidade dos feitos na Alemanha.

 “Se não fôssemos capazes de produzir carros do mesmo nível de qualidade, não viríamos para o Brasil”, afirma Piñeiro. Se por uma lado a produção local não deve “baratear” os carros, por outro, provocará uma ótima mudança no pós-venda. Atualmente, a dificuldade para importar peças deixa carros parados nas oficinas por dias. Com a contratação de fornecedores locais, o estoque de peças deve subir e reduzir a espera. “Não vou dormir direito enquanto carros ficarem parados por mais de cinco dias nas concessionárias por falta de peças”, disse.


A única diferença substancial dos carros brasileiros será na motorização. Desde novembro passado, a Série 3 já é equipada com propulsor bicombustível – o primeiro turbo do tipo no mundo. O 320i também será o primeiro carro a sair da fábrica de Araquari (SC) em outubro deste ano. De acordo com Piñeiro, a tecnologia flex chegará a outros motores da gama, e quando chegar, eliminará a versão a gasolina. Ou seja, todos os modelos feitos no Brasil com motor 2.0 l, de 4 cilindros, serão ActiveFlex, entre eles X1 e X3.

No entanto, Piñeiro aguarda ansiosamente que o governo brasileiro permita a utilização mais ampla de propulsores a diesel – atualmente disponível apenas para picapes de grande porte e caminhões. “(O diesel) é hoje um combustível menos poluente e econômico. Não temos os problemas da década de 1970”, afirmou. A proibição de veículos de passageiro a diesel no Brasil vem desde 1976, logo após a primeira crise do petróleo, quando o custo de importação do combustível disparou.

Fonte: Peter Fussy, Portal Terra

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube