Publicado em 03/02/2014
Teve início na sexta-feira, 31, um grande projeto europeu de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a direção autônoma. Chamado Adaptive, sigla para Automated Driving Applications & Technologies for Intelligent Vehicles, o programa ocorre no Mobile Life Campus em Wolfsburg, Alemanha. Um consórcio liderado pela Volkswagen envolve 29 parceiros e buscará soluções para condução automatizada mais eficiente e segura.
A aplicação de diferentes tecnologias no carro e nas vias pretende reduzir ou eliminar os erros humanos, como Automotive Business já mostrou em reportagens a partir de equipamentos desenvolvidos pela Continental e aplicados em um VW Passat (veja aqui). Esses avanços também serão importantes para tornar o tráfego mais eficiente. “Este campo de pesquisa não vai utilizar somente sensores a bordo, mas também elementos de cooperação entre um veículo e outro e o veículo e a via”, diz o diretor executivo de pesquisas da VW, Jürgen Leohold.
Durante 42 meses, os parceiros vão desenvolver e testar novos itens para carros e caminhões, com pequeno ou elevado nível de automatização e trafegando em rodovias e meio urbano. A intenção do projeto é encontrar o nível ideal de interação entre o motorista e o sistema automatizado.
Fonte: Redação AB
Sete carros e um caminhão vão demonstrar várias combinações de funções automatizadas. O projeto também vai explorar as implicações legais para montadoras e motoristas. O consórcio, liderado pela Volkswagen, é composto por dez fabricantes de automóveis, três grandes sistemistas, institutos de pesquisa, universidades e pequenas e médias empresas.
Com orçamento de € 25 milhões, o projeto é financiado pela Comissão Europeia. As outras fabricantes envolvidas são BMW, Fiat, Daimler, Opel, Peugeot, Citroën, Renault, Volvo e Ford. Os sistemistas são Bosch, Continental e Delphi.
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