Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

BMW divulga cinco modelos que produzirá em Santa Catarina

Publicado em 19/12/2013

Montadora instalou placa para início das obras da primeira fábrica latina. Instalações ficarão em uma área construída de 500 mil metros quadrados
clique para ampliar>clique para ampliarO vice-presidente do Brasil, Michel Temer, participou da cerimônia (Foto: Janara Nicoletti/G1) (Foto: Divulgação)

A montadora alemã BMW começou nesta segunda-feira (16) os preparativos para a instalação de sua primeira fábrica na América Latina, na cidade de Araquari, no Norte de Santa Catarina. A empresa colocou uma placa no local para indicar o início das obras.

A produção de automóveis deve começar em outubro de 2014, e a planta deve fabricar cerca de 32 mil veículos por ano, segundo a marca. A capacidade máxima deve ser atingida em três anos.
Em cerca de 500 mil metros quadrados de área construída, a BMW deve produzir cinco modelos para abastecer o mercado interno. A fábrica terá setores de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares

Serão produzidos os modelos Série 1, o de menor preço da marca, Série 3, que é o mais vendido pela BMW no Brasil e no mundo, os utilitáris X1e X3 , além do Mini Cooper Countryman, crossovers maior que Cooper.

Segundo o CEO do BMW Group Brasil, Arturo Piñeiro, os preços devem ficar próximos dos que já são praticados no mercado.

A montadora também fez nesta segunda-feira o lançamento oficial do BMW 320i ActiveFlex. Segundo a montadora, esse é o primeiro veículo flex da montadora no mundo.

A cerimônia de lançamento marcou, ainda, a apresentação no Brasil do BMW i3, primeiro elétrico produzido em série pela marca, revelado mundialmente em julho passado eprometido para chegar ao país no ano que vem.

A cerimônia de lançamento da fábrica começou às 11h15 desta segunda e contou com a presença do CEO do BMW Group Brasil, Arturo Piñeiro, e Ludwig Willisch, Head da BMW para as Américas. O evento teve ainda a participação do vice-presidente da República, Michel Temer, do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e da ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Ideli Salvatti, entre outras autoridades.

Piñero afirmou que a obra da fábrica de Araquari está em fase de fundação. A terraplanagem começou em maio e terminou em novembro. Ele espera que os trabalhos de construção sejam concluídos até setembro de 2013.

De acordo com a empresa, serão investidos cerca de 200 milhões de euros (R$ 640 milhões) na fase inicial de instalação. Devem ser gerados cerca de 1,3 mil empregos diretos e pelo menos 2,5 mil indiretos na região, prevê a BMW.

Até esta segunda (16), 60 pessoas já tinham sido empregadas na empresa de Araquari. "Não são muitos os países que têm alegria de viver como o Brasil. As pessoas daqui sabem trabalhar com afinco e ter alegria de viver", finaliza Ludwig Willisch.

Willisch disse que até 2015, a empresa pretende firmar uma parceria com centros de ensino para desenvolver um sistema vocacional. O objetivo é qualificar e preparar pessoas que possam ocupar cargos de gestão e liderança na instituição.

Além da fábrica, está sendo construído um centro de treinamento em Joinville, também no Norte catarinense. O local abrigará uma linha de montagem parecida com a que será instalada na cidade vizinha. A intenção é qualificar os futuros funcionários que trabalharão em Araquari.

Na época do lançamento do protocolo de instalação da fábrica, em 8 de abril, o presidente da BMW Brasil falou que, no ano passado, foram vendidos cerca de 17.479 veículos da marca no país. Na ocasião, Piñeiro destacou que a presença da empresa no Brasil será uma "oportunidade de geração de inovação e intercâmbio de cultura e tecnologia".

No dia 24 de setembro, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de Santa Catarina aprovou a licença prévia de concessão para instalação da fábrica da BMW no estado. A viabilidade do empreendimento foi analisada do ponto de vista ambiental, e a construção na área escolhida foi aprovada.

O órgão concedeu a licença prévia após cinco meses de análises. O relatório indicou 28 pontos que indicam alterações na rotina da região. O principal é a mobilidade urbana. Para a construção da fábrica, diversos projetos de compensação, inclusive ambientais, devem ser colocados em prática.

Segundo o documento, toda a estrutura da fábrica da BMW terá como base a capacidade máxima de produção. A estrutura produtiva estará dividida em quatro setores: funilaria, logística, pintura e montagem.

A primeira empresa do BMW Group foi fundada em 1916, em Munique, na Alemanha. O grupo é detentor das marcas BMW, Mini, Motorrad e Rolls Royce. Possui 29 unidades em 13 países de quatro continentes.

No Brasil, a empresa montou uma subsidiária, em 1995, e uma unidade de serviços financeiros, em 1999. Desde 2010, o grupo já produz motos na unidade de Manaus (AM). No local, são feitos quatro modelos de motocicletas.

Segundo a direção da montadora, economias emergentes (como Brasil, Rússia, Índia e Coreia do Sul) têm importante papel nas metas de crescimento da companhia.

Fonte: Janara Nicoletti, do G1

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube