Publicado em 19/12/2013
O dispositivo tradicional desliga o motor do veículo quando este para e o pedal de freio permanece acionado. O propulsor é religado quando o freio é aliviado.
Neste novo Start&Stop, a Bosch propõe que o motor seja também desligado durante as desacelerações e em velocidades de até 120 km/h, reduzindo o consumo de combustível e emissões de CO2 em até 10%, o dobro do percentual obtido pelo equipamento mais simples oferecido no mercado.
No entanto, a Bosch não deixa claro como o sistema permitirá a função de freio-motor, útil para poupar freios em um declive longo. Atualmente, todos os motores com injeção eletrônica cortam a passagem de combustível nas desacelerações com a transmissão engrenada. A empresa diz que seu sistema permite ao veículo ir muito mais adiante com essa função.
A Bosch explica que em um carro híbrido, já existe um “freio-motor” mesmo com o propulsor desligado, graças ao sistema de recuperação de energia. No caso desse Start&Stop de “cruzeiro”, é necessário o uso de transmissão de dupla embreagem ou transmissão manual com o sistema eClutch, que aciona a embreagem automaticamente.
O equipamento pode operar também em câmbio automático comum, mas com mudanças no controle do conversor de torque ou embreagem (em alguns casos de CVT). A ideia da Bosch é que a homologação saía futuramente e que o dispositivo esteja no mercado europeu em 2020. Enfim, vamos esperar por mais essa novidade, que permitirá redução média de 15% em consumo e emissão.
Fonte: Notícias Automotivas
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