Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Inovar-Auto combaterá defasagem

Publicado em 12/11/2013

Tem um gap tecnológico que temos de buscar, disse Klizas, da IHS Automotive

O Inovar-Auto também será a forma de utilizar no Brasil critérios internacionais que tornem “tecnicamente homologáveis” os carros fabricados aqui, equiparando-os àquilo que se faz em grandes mercados. Foi o que demonstrou o diretor da IHS Automotive, Vitor Klizas, durante o Workshop Operações Automotivas realizado por Automotive Business na segunda-feira, 11, no Milenium Centro de Convenções.

“Conversas com o governo sobre inovação tecnológica ocorrem desde 2010”, recorda. “Tem um gap de tecnologia que temos de buscar”, disse, referindo-se a redução de emissões, utilização crescente de itens de infoentretenimento e de segurança. Ao expor as metas impostas pelo Inovar-Auto, ele recordou: “Nenhuma empresa poderá abrir mão da redução de IPI”, diz.

Em sua apresentação, ele mostrou o impacto do Inovar-Auto, que implicará até 2016 a entrada de R$ 2,5 bilhões extras para redução de emissões de gás carbônico para alcançar as metas de eficiência energética.

Klizas usou um amplo estudo da IHS Automotive que reúne não só os modelos vendidos em diferentes mercados, mas também suas versões e conteúdo. Esse trabalho mostra o avanço da indústria em transmissões mais modernas, turbos (ou compressores mecânicos), injeção direta de gasolina e aplicação de comandos de válvulas variáveis, por exemplo.

O trabalho reúne dados sobre a introdução de tecnologias de segurança como programas eletrônicos de estabilidade, monitoramento de pontos cegos, proteção a pedestres e novas aplicações para airbags, entre outros. “O estudo nos permite fazer política industrial, mostrar para o governo o que pode ser feito.”

Klizas informa que o trabalho permite customizar não só o custo de cada tecnologia a ser aplicada, mas também a sua eficiência. Ele recorda que o sistema Start-Stop (que desliga e religa o motor no anda-para dos congestionamentos) traz ganhos importantes quando utilizado isoladamente.

Sobre a rastreabilidade das peças na cadeia automotiva, ele recorda a importância de definir quais itens serão monitorados, já que aplicar o processo a todos os componentes tornaria a operação complexa demais.

Fonte:Mário Curcio, AB

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube