Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Mais da metade dos domicílios têm carro ou moto, diz Ipea

Publicado em 25/10/2013

Segundo instituto, é a primeira vez que a maioria das famílias tem veículo. Para Ipea, aumento de carros pode piorar ainda mais trânsito nas cidades.

Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quinta-feira (24) aponta que 54% dos domicílios no Brasil têm carro ou motocicleta disponíveis para o deslocamento dos moradores.
O estudo do Ipea é baseado em dados da Pesquisa Nacional por Domicílio (Pnad) de 2012 feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um dos responsáveis pela análise, o pesquisador Carlos Henrique de Carvalho, afirmou que esta é a primeira vez que a maioria dos domicílios conta com um veículo próprio.
"O Pnad de 2012 é o primeiro que registra uma taxa maior que 50%. Agora foi de 54%, mas antes estava ficando na casa dos 40%", disse.

Comparando dados do Pnad de 2008 com os de 2012, houve um aumento de nove pontos percentuais na quantidade de casas com veículos particulares. Segundo o Ipea, o índice era de 45% há cinco anos.

Para Carvalho, a taxa de motorização está aumentando em todas as classes sociais. "Os mais ricos estão com mais carros, mas os mais pobres também. Então, pelo menos, no final das contas, isso é positivo, porque cresceu para todo mundo", declarou.
De acordo com o Ipea, os dados mostram que o aumento do uso de veículos particulares para deslocamentos se dá em detrimento do uso do transporte público.
O instituto chama a atenção, durante a análise, para uma possível piora no trânsito das grandes cidades e ressalta que é preciso que o governo tenha políticas públicas eficientes para minimizar os transtornos causados pelo aumento do transporte individual.
O estado de Santa Catarina é o que registrou mais domícilios com carros ou motos particulares (74,3%). Em seguida, Rondônia (68,2%) e Mato Grosso (67,9%), seguido pelo Paraná (67,7).

A taxa mais baixa no país foi registrada em Alagoas. De todos os lares no estado alagoano, 32,4% possuem um veículo. As regiões Norte e Nordeste são as de menor motorização por domicílio.

Na faixa de renda de até um quarto do salário mínimo per capita, 28,2% das famílias têm carro ou moto. A quantidade de veículos particulares dessa parcela da população cresceu dez pontos percentuais do Pnad de 2008 para o de 2012.
Entre as famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, 35% têm veículos privados. Em 2008, o percentual era de 23%.
Quanto maior a renda das famílias, menor a quantidade de motos e maior a de carros, segundo o Ipea.

Nos lares cuja renda por pessoa fica entre um e dois salários mínimos, 39,6% têm carro, 10,6% têm moto e 11,4% têm os dois. Nos domicílios em que cada pessoa tem renda de mais de cinco salários mínimos, 76,6% têm somente carro, 1,2% apenas motocicleta e 10,8% têm ambos.

O estudo mostra que em 45% das casas urbanas há um carro. Na área rural, esse índice cai para 28%. Na zona urbana, 17,9% dos lares têm moto – na zona rural, são 33% e, considerados todos os lares brasileiros, as motos estão em 20,1%.


Fonte: G1

clique para ampliar>clique para ampliarPercentual de Carros e Motos por Domicílios nos Estados (Foto: IPEA)

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube