Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Mercedes-Benz fabricará automóveis em Iracemápolis (SP)

Publicado em 03/10/2013

Companhia assinou acordo com sindicato dos metalúrgicos da região

A Mercedes-Benz anunciou investimento para voltar a fabricar automóveis no Brasil. A planta de veículos de passeio da companhia deve ser erguida em Iracemápolis (SP), município próximo a Limeira, a 153 quilômetros da capital. Para oficializar o projeto, a companhia convocou coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, que deve acontecer em seguida à assinatura do protocolo de intenções com o governador do Estado, Geraldo Alckmin. O convite aos jornalistas aponta apenas que a companhia “anuncia a sua estratégia para o futuro no Brasil”, sem confirmar a divulgação do plano para a nova fábrica.

Durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz no Brasil, confirmou que a companhia voltaria a produzir automóveis nacionalmente (leia aqui). Segundo ele, os estados de São Paulo e de Santa Catarina disputavam o investimento. Após intensa negociação, a montadora assinou protocolo de entendimento com o Sindicato dos Metalúrgicos Limeira e Região no fim da semana passada.
Em entrevista ao Jornal de Limeira, o diretor da entidade, Wilson Cerqueira, aponta que o acordo trabalhista era o último empecilho para que a Mercedes optasse por se instalar no interior paulista. "Durante as negociações fomos informados pela empresa que todos os outros itens haviam sido decididos em prol de Iracemápolis: impostos, topografia, fornecedores, escoamento de produção. O último seria o acordo sindical", disse Cerqueira à publicação.

A nova planta da Mercedes no Brasil deve entrar em operação em 2015 para produzir o utilitário GLA. Outros veículos estão em estudo, como o sedã CLA e o Classe C. A operação deve gerar 1,1 mil empregos diretos.

A fábrica vai se enquadrar na categoria do Inovar-Auto para empresas de baixo volume, com capacidade produtiva de até 35 mil unidades por ano e índices de nacionalização menores do que os previstos para plantas de grande produção. Os planos de investimento da BMW e da Audi se encaixam nessa mesma categoria do novo regime automotivo.

O investimento da Mercedes-Benz será semelhante ao anunciado pelas concorrentes. O aporte deve ser ordem de R$ 600 milhões, já que, para garantir a inscrição no Inovar-Auto, a companhia precisa aplicar ao menos R$ 17 mil em ativos fixos por cada unidade prevista de capacidade produtiva.

Assim que a companhia anunciar o investimento e se inscrever no novo regime automotivo, ela poderá importar 50% da capacidade produtiva prevista sem o adicional de 30 pontos no IPI. Dessa forma, caso a fábrica tenha potencial para 35 mil automóveis por ano, a empresa poderá trazer do exterior cerca de 17,5 mil unidades anuais até que a planta entre em operação. Pelas regras do Inovar-Auto, metade desse volume entra no País sem a alíquota majorada. Para importar a outra metade, a empresa precisa pagar a tributação adicional, que será recuperada quando a planta nacional entrar em atividade.

Fonte: Alexandre Akashi,  AB

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube