Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Exportar-Auto só é viável se indústria ganhar qualidade

Publicado em 26/09/2013

Com aumento da capacidade produtiva, Brasil precisa ter produtos competitivos

A indústria automotiva brasileira precisa ganhar qualidade nos próximos anos. Apenas dessa forma será possível ampliar as exportações de veículos e atender aoExportar-Auto, programa de incentivo às vendas internacionais negociado pela Anfavea com o governo. A afirmação foi feita por Antonio Megale, vice-presidente da associação, em apresentação durante o I Fórum da Qualidade Automotiva, realizado pelo IQA, em São Paulo, na segunda-feira, 23.

O executivo admite que o produto brasileiro precisa ganhar qualidade para entrar em outros mercados. “Os próximos cinco anos são a nossa oportunidade de reduzir a diferença que temos na comparação com os países desenvolvidos”, acredita. De acordo com ele, essa melhoria não é apenas importante, mas é necessária para que o Brasil sustente a capacidade produtiva que deve ganhar nos próximos anos como fruto do investimento de R$ 73,1 bilhões que as montadoras têm programado para o País, entre construção de novas fábricas, modernização e ampliação das já existentes, desenvolvimento de novos produtos e aportes em tecnologia e inovação para atender o Inovar-Auto.

Com o montante, Megale estima que o Brasil alcançará capacidade produtiva para cerca de 5,7 milhões de veículos por ano, contra o volume atual de 4,3 milhões que o País tem potencial para fabricar. Esse adicional de produção deverá obrigatoriamente, além de atender a demanda interna, entrar na acirrada disputa pelos mercados internacionais. O Brasil terá de competir com outros países que também têm estratégias agressivas para as exportações, já que o mundo enfrenta excedente de capacidade produtiva.

Segundo ele, parte da evolução do carro nacional será puxada pelo Inovar-Auto, que motivará as montadores a buscar novo patamar de eficiência energética e impulsionará a nacionalização de tecnologias ainda não difundidas no Brasil. O vice-presidente avalia que o programa puxa a demanda por componentes nacionais, o que vai estimular a cadeia de suprimentos. Ainda assim, a evolução mais significativa para as empresas de autopeças virá com o Inovar-Autopeças, programa que está sendo desenhado pelo governo para fortalecer essa indústria.

Para Megale, os três programas, Inovar-Auto, Inovar-Autopeças e Exportar-Auto, formam o tripé do que seria uma nova política industrial para o setor automotivo no Brasil, capaz de elevar a produção, fortalecer a cadeia de suprimentos e puxar a evolução do carro brasileiro. Na opinião do executivo, no entanto, apesar das medidas do governo para impulsionar o segmento, a indústria também precisa fazer a sua parte.

“Nos últimos anos temos focado na Argentina e no México e perdido outros grandes mercados de exportação”, alerta. A Anfavea tem a meta de ampliar as exportações nacionais do patamar atual de cerca de 500 mil unidades ao ano para 1 milhão de veículos em 2017. Megale acredita que, se o objetivo se concretizar, as empresas instaladas no Brasil terão mais segurança com o aumento da escala de produção, que permitirá que elas equilibrem seus negócios com outros mercados além do Brasil.

Fonte: Giovanna Riato, AB

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube