Publicado em 19/09/2013
A fábrica que a Jaguar Land Rover vai abrir no Brasil faz parte da estratégia da companhia para não perder clientes no país. A declaração do diretor-executivo Mike Wright foi dada durante o Salão do Automóvel de Frankfurt.
Em entrevista à Folha, Wright explicou que mudanças como o aumento do IPI para carros importadosencareceram
demais o custo dos produtos da empresa no Brasil. Daí, a ideia de passar a produzir no próprio país.
"As regras mudaram a tal ponto que, se não produzirmos, vamos perder clientes, então teremos que produzir",
afirmou o executivo.
De acordo com Wright, a Jaguar está desenvolvendo o plano de negócio relativo à
fábrica e as decisões ligadas ao negócio devem ser tomadas rapidamente. Entre os fatores que influenciam
na criação da nova unidade, estão a volatilidade do mercado e a alta do dólar – entre outros.
As variações do câmbio estão entre as preocupações da Jaguar em relação
à instalação de sua nova fábrica no Brasil. Além delas, a instabilidade da economia também
é motivo de atenção entre os ingleses – mas não chega a pôr em risco a criação
da nova unidade.
"Desde 2008, não há um mercado sequer que não tenha enfrentado volatilidade", afirmou
Wright. Segundo ele, a grande questão é até quando a economia brasileira vai se manter efervescente.
A fábrica da Jaguar no Brasil faz parte dos planos da empresa para áreas com potencial de vendas. A instalação da unidade no país foi confirmada no começo de janeiro. “O Brasil é um mercado que vem crescendo de forma agressiva”, afirmou naquela ocasião Ralf Speth, presidente-executivo da companhia. A princípio, nova unidade produziria apenas carros da marca Land Rover.
Fonte: Exame/Abril
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