Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Legislação trabalhista emperra produtividade brasileira

Publicado em 11/09/2013

Altos encargos limitam investimentos do setor industrial no País, alerta Pastore

Um dos entraves para o aumento da produtividade na indústria brasileira é a legislação trabalhista, que estabelece custos fixos muito altos para manter um trabalhador na linha de produção. De 2002 a 2012, essas despesas dispararam 158%, em contrapartida, os níveis de produtividade de mantiveram estáveis nesse período.

“O trabalhador brasileiro produz somente 20% do índice do empregado norte-americano. A produtividade no País é baixa com relação aos nossos concorrentes e temos custos trabalhistas mais altos. Aqui, existem três fatores que inibem o aumento da produtividade: tecnologia usada nas empresas; qualificação de mão de obra e, o mais importante, a complexidade da legislação trabalhista do Brasil”, disse o consultor e professor da Universidade de São Paulo, José Pastore, durante o painel "Os compromissos na área trabalhista", do Workshop Desafios da Legislação Automotiva 2014, promovido por Automotive Business, na segunda-feira, 9, em São Paulo.

Segundo o professor, em países onde se verifica produtividade alta na indústria o grosso das regras trabalhistas está concentrado em contratos coletivos de trabalho. “O Brasil não tem essa cultura. Todos os direitos e deveres das empresas e trabalhadores estão determinados pela legislação, que afrouxa um pouco quando o assunto é negociação de salários e participação de lucros e resultados (PLR)”, ressaltou Pastore.

Somente os encargos trabalhistas, segundo o professor, chegam a cerca de 100% sobre o salário de um trabalhador. Quando se acrescenta despesas com treinamento, saúde, segurança do trabalho isso aumenta para 183,15%.

“Nossa legislação não permite mudanças, há pouco espaço para negociação individual. Nossos concorrentes são mais flexíveis e com isso conseguem índices melhores de produtividades. Nos Estados Unidos, por exemplo, os encargos trabalhistas chegam a 9,3% do salário”, acrescentou.

Para ele, a situação pode mudar se ocorrer uma mobilização mais forte dos empresários brasileiros. “Sem isso, vamos continuar com os custos elevados, produtividade estagnada e investimentos adiados”, conclui Pastore.

Ana Paula Machado, AB

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube