Publicado em 29/08/2013
O investimento de R$ 500 milhões vai representar muito mais para a economia catarinense do que o próprio valor investido. A partir do início da operação, 100% dos negócios de carros da BMW no Brasil serão feitos por Santa Catarina e as importações e exportações vão acontecer a partir dos portos catarinenses. A informação é da diretora de Relações com o governo da BMW do Brasil, Gleide Souza.
Nos acordos feitos com o governo do Estado para a vinda da montadora, as duas operações fazem parte do protocolo de intenções assinado em abril. "A BMW não está aqui de passagem. A BMW está vindo para Araquari para ficar, nosso plano é sólido", afirma Gleide. Segundo a diretora da BMW, a utilização dos portos catarinenses inicia este ano em meados de setembro e outubro.
Ainda não é possível levantar o que essa movimentação vai representar do ponto de vista
financeiro, mas é fato também que os portos de Itajaí, Navegantes e Itapoá estão se preparando
para esta movimentação, e a conseqüente internacionalização. Segundo Gleide, a intenção
da montadora não é concentrar a operação em apenas um porto.
A previsão é produzir,
na primeira etapa, 32 mil unidades por ano e a distribuição dos veículos será feita a partir de
Joinville, onde está sendo preparada uma área de 37 mil metros quadrados junto com o centro de treinamento com
9,8 mil metros quadrados.
A expansão da montadora alemã no Brasil e no Mercosul também se dará a partir de Araquari. "Esta planta vai desenvolver o mercado da BMW no Brasil e na América do Sul", diz. A fábrica de Araquari terá o mesmo modelo de Spartanburg, nos Estados Unidos, que pouco tempo após entrar em operação, dobrou a produção. "E a qualidade dos veículos produzidos aqui será a mesma da Alemanha", garante Gleide. A unidade da BMW em Araquari deve estar concluída em setembro de 2014 e a previsão inicial é de gerar 1.300 empregos diretos.
Além da fábrica, do centro de distribuição e do centro de treinamento da BMW, a região Norte do Estado pode ganhar também um centro de pesquisa e desenvolvimento. "Estamos avaliando onde instalar e pode ser aqui na região. Faz sentido ser aqui e a chance é muito grande", diz a diretora.
Segundo ela, equipes da BMW já visitaram universidades catarinenses, entre elas UFSC, UDESC e Univille para buscar parcerias. A BMW integra o programa InovarAuto, do governo federal, que determina investimentos no setor de pesquisa. Além disso, explicou Gleide, a empresa também tem a política de investir na pesquisa e desenvolvimento na área de serviços dos fornecedores.
Fonte: Economia SC
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