Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

100% dos negócios de carros da BMW no Brasil serão feitos a partir de SC

Publicado em 29/08/2013

O município de Araquari e o Estado de Santa Catarina aguardam com expectativa o início das obras da fábrica da BMW na região Norte do Estado.

O investimento de R$ 500 milhões vai representar muito mais para a economia catarinense do que o próprio valor investido. A partir do início da operação, 100% dos negócios de carros da BMW no Brasil serão feitos por Santa Catarina e as importações e exportações vão acontecer a partir dos portos catarinenses. A informação é da diretora de Relações com o governo da BMW do Brasil, Gleide Souza.

Nos acordos feitos com o governo do Estado para a vinda da montadora, as duas operações fazem parte do protocolo de intenções assinado em abril. "A BMW não está aqui de passagem. A BMW está vindo para Araquari para ficar, nosso plano é sólido", afirma Gleide. Segundo a diretora da BMW, a utilização dos portos catarinenses inicia este ano em meados de setembro e outubro.

Ainda não é possível levantar o que essa movimentação vai representar do ponto de vista financeiro, mas é fato também que os portos de Itajaí, Navegantes e Itapoá estão se preparando para esta movimentação, e a conseqüente internacionalização. Segundo Gleide, a intenção da montadora não é concentrar a operação em apenas um porto.
A previsão é produzir, na primeira etapa, 32 mil unidades por ano e a distribuição dos veículos será feita a partir de Joinville, onde está sendo preparada uma área de 37 mil metros quadrados junto com o centro de treinamento com 9,8 mil metros quadrados.

A expansão da montadora alemã no Brasil e no Mercosul também se dará a partir de Araquari. "Esta planta vai desenvolver o mercado da BMW no Brasil e na América do Sul", diz. A fábrica de Araquari terá o mesmo modelo de Spartanburg, nos Estados Unidos, que pouco tempo após entrar em operação, dobrou a produção. "E a qualidade dos veículos produzidos aqui será a mesma da Alemanha", garante Gleide. A unidade da BMW em Araquari deve estar concluída em setembro de 2014 e a previsão inicial é de gerar 1.300 empregos diretos.

Além da fábrica, do centro de distribuição e do centro de treinamento da BMW, a região Norte do Estado pode ganhar também um centro de pesquisa e desenvolvimento. "Estamos avaliando onde instalar e pode ser aqui na região. Faz sentido ser aqui e a chance é muito grande", diz a diretora.

Segundo ela, equipes da BMW já visitaram universidades catarinenses, entre elas UFSC, UDESC e Univille para buscar parcerias. A BMW integra o programa InovarAuto, do governo federal, que determina investimentos no setor de pesquisa. Além disso, explicou Gleide, a empresa também tem a política de investir na pesquisa e desenvolvimento na área de serviços dos fornecedores.

Fonte: Economia SC

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube