Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Governo: Inovar-Autopeças será lançado ainda em setembro

Publicado em 27/08/2013

Medida de incentivos à cadeia de fornecedores abrangerá Tiers 1, 2 e 3

Após cancelar o anúncio do lançamento do Inovar-Autopeças, que seria no realizado no último dia 26. o governo tenta reverter o cenário de desconforto e já fala em nova data para o anúncio das medidas que têm por objetivo incentivar a inovação do setor de autopeças, a exemplo do Inovar-Auto para as montadoras. Segundo Mauro Borges Lemos, presidente da ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a medida será lançada na primeira semana de setembro, imediatamente após o retorno do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, em sua viagem à China, motivo pelo qual a pasta decidiu adiar o anúncio, que será feito em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Durante sua apresentação no segundo dia da 21ª edição do Simea, Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, realizado na sexta-feira, 23, em São Paulo, e organizado pela AEA, Associação da Engenharia Automotiva, Lemos afirma que o Inovar-Autopeças é o mesmo Inovar-Peças que vem sendo discutido com a cadeia produtiva (Sindipeças) em parceria com as fabricantes de veículos (Anfavea) e que abrangerá todos os seus níveis, o que inclui empresas de pequeno, médio e grande porte (Tier 1, Tier 2 e Tier 3).

“Queremos ser um player mundial e para isso ser competitivo em diversos setores e isso inclui estar integrado na cadeia global de tecnologias”, defendeu Lemos.
O presidente da ABDI acrescenta que o Inovar-Autopeças trará incentivos à cadeia nos moldes do Inovar-Auto para as montadoras, prevê uma alteração da lei do Inovar-Auto, que permitirá a criação de um novo sistema operacional que fará o monitoramento e auditoria de aferição da origem de peças e componentes utilizados pela indústria nacional de autopeças, diferente do que é feito hoje pela Receita Federal, separando tudo o que e que deverá separar o que é componente nacional de componente importado.

“A ABDI será a gestora desse sistema de rastreabilidade, que vai conduzir e normatizar o sistema de informação das montadoras no País”.

Contudo, Heloisa Menezes, secretária de desenvolvimento da produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que também participou do Simea, apontou que o Inovar-Autopeças foi concebido de forma diferente do Inovar-Auto:
“O Inovar-Autopeças não será baseado em estímulos fiscais e tributários como o Inovar-Auto para as montadoras, será baseado em instrumentos de gestão com apoio ao relacionamento da cadeia, apoio à tecnologia industrial básica (TIB), apoio financeiro e medidas de atração de investimentos e fornecedores para o âmbito nacional.”

A secretária não deu mais detalhes sobre as medidas dedicadas ao setor de autopeças, o que deixou para o ministro do MDIC, quando definir enfim o anúncio do pacote de incentivos.Em outro contexto, no painel sobre o setor automotivo no Plano Brasil Maior, o palestrante Glauco Arbix, presidente do Finep, Fundo de Financiamento de Estudos e Projetos da Agência Brasileira de Inovação, explanou sobre outras medidas de incentivo à cadeia de fornecimento, o Inova-Peças, programa que está dentro do âmbito do Inova Empresas do Finep, lançado em março deste ano e que prevê a liberação de recursos para diversos setores econômicos com o fim de inovar e desenvolver a produção e projetos locais. Segundo Arbix, o Inova-Peças será mais um dos projetos financiados pela empresa pública e que para o setor estão previstos recursos de R$ 1 bilhão.

O investimento poderá ser direcionado para as áreas de engenharia, pesquisa e desenvolvimento em novos produtos, materiais, serviços e processos; na implantação e desenvolvimento de centros de pesquisa, centros de engenharia, de testes, ensaios e homologação; em projetos relacionados à eficiência energética aplicada a veículos, segurança veicular, eletrônica e novos materiais na cadeia automotiva.

“Desde que lançamos o Inova Empresa, há cinco meses, nosso primeiro balanço, que foi apresentado esta semana ao governo, mostrou que a demanda inicial por recursos chegou a R$ 56,2 bilhões, que serão divididos por 1.904 empresas de diversos setores. Esta é uma demanda (recurso) que vai aumentar com os novos lançamentos, como o Inova-Autopeças, Inova-Mobilidade, Inova-Sustentabilidade.”

Conforme deliberado pelo Comitê Gestor do Setor Automotivo RMC 2020, o processo de articulação deste setor iniciou no último dia 04 de setembro um novo grupo de discussão: Grupo de Trabalho Cadeia de Fornecedores do Setor Automotivo.   Esse grupo tem como objetivo promover um espaço para debates e encaminhamentos que possam subsidiar o desenvolvimento de ações relacionadas ao Adensamento da Cadeia Produtiva do Setor Automotivo, dando destaque para o monitoramento da variável nº 08 - cadeia de suprimento. O proximo encotro do grupo está agendado para o dia 20 de novembro e terá como pauta o Inovar-Autopeças.

 

Fonte: Sueli Reis, AB

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube