Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Audi voltará a produzir no Brasil com fábrica em São José dos Pinhais (PR)

Publicado em 26/08/2013

Notícia foi divulgada pelo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial durante evento em São Paulo.
clique para ampliar>clique para ampliarAudi A3 (Foto: Divulgação)

A fabricante de carros de luxo Audi já teria levado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) um protocolo confirmando que voltará a produzir automóveis no País em São José dos Pinhais (PR), na mesma fábrica onde a Volkswagen produz os modelos Fox e Golf.

A informação foi divulgada  pelo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) - ligada ao Mdic -, Mauro Borges, durante participação no Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea), realizado em São Paulo.
Borges não deu detalhes do projeto, como investimentos e início de atividades da nova linha. Procuradas, a Audi e a Volkswagen não confirmaram a informação.
A decisão de voltar a produzir no Brasil, repetindo a parceria feita com sua coligada Volkswagen entre 1999 e 2006, vem sendo analisada pela direção da Audi há mais de um ano.

Nos quase sete anos em que a marca manteve produção local, foi feito apenas um modelo na fábrica do Paraná, o Audi A3. O mesmo modelo, agora atualizado, é cotado para voltar à linha nas opções hatch (atualmente importada da Alemanha) e sedã. Segundo fontes do mercado, a capacidade de produção anual da nova linha seria de aproximadamente 30 mil unidades ao ano.

A suspensão da produção do A3 em outubro de 2006 ocorreu em razão da baixa demanda pelo modelo, que passou a ser apenas importado.
Agora, com as exigências do Inovar-Auto, programa do governo federal que prevê incentivos para a produção nacional e impostos extras na importação, as marcas de luxo voltaram a se interessar pela manufatura local.

Há cotas para carros importados e cobrança de 30 pontos porcentuais extras de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis que excederem a cota.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o setor automotivo tem planos anunciados que somam R$ 72 bilhões em investimentos no País até 2017, ano em que a capacidade produtiva das fábricas deverá atingir 5,7 milhões de unidades, ante 4,6 milhões atualmente.

O mercado interno deverá consumir perto de 4,6 milhões de veículos e o restante deverá ser exportado. A Anfavea deve levar ao governo nos próximos meses uma proposta de programa de incentivo às exportações. A meta é atingir 1 milhão de unidades ao ano.

Fonte: Cleide Silva - O Estado de São Paulo

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube