Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Fiat fala em pacto para melhorar relação trabalhista

Publicado em 08/08/2013

O diretor da Fiat do Brasil e vice-presidente da Anfavea, Adauto Duarte, defendeu o pacto político nacional como única forma de melhorar as relações trabalhistas no Brasil.

Ele falou durante a 5ª edição do Fórum Estadão Brasil Competitivo, promovido nesta terça-feira, 6, pela Agência Estado e pelo jornal O Estado de S.Paulo, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse pacto, de acordo com ele, consistiria essencialmente em um diálogo tripartite envolvendo empresas e sindicatos de um lado e, de outro, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de outro.

Duarte disse que não existe hoje nenhuma negociação trabalhista definitiva uma vez que o Judiciário pode questioná-las. Ele citou, por exemplo, a legislação que criou a PLR, que é a participação nos lucros e Resultados das empresas, que originalmente surgiu para estimular a competitividade e se tornou motivos de greves ou conflitos com auditores. "Qualquer termo de negociação hoje pelas empresas pode receber interferência do Judiciário. Não existe uma negociação definitiva".

O diretor da Fiat lembrou que no cenário atual as empresas disputam preços no mercado e que a inflação tem crescido acima desses preços e os custos, aumentando mais que o produto. "A consequência disso é o que aconteceu na Europa, como na Grécia e na Espanha", disse o executivo, referindo-se à crise econômica que abateu os dois países.
Ele acrescentou que o sindicato, com sua legitimidade, tem defendido a sua base, mas que é preciso entender que o preço cai ainda mais com entrada de concorrentes no mercado. Para Duarte, esse cenário demonstra que é preciso haver mudanças e que no mundo todo os conflitos trabalhistas têm caído.

Duarte queixou-se ainda da dificuldade de se promover negociações coletivas no Brasil, pois a legislação contém 2.500 normas e que nos últimos dez anos foram criados 25 mil termos. Ele prevê que nos próximos 10 anos haverá maior consciência social e busca por sociedades mais justas e menos sindicatos com maior poder de negociação.

Fonte: Agencia Estado.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube