Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

IAP autoriza Volks a ampliar fábrica no Paraná. Audi estuda voltar a produzir na unidade.

Publicado em 08/08/2013

Os planos da empresa estão na reta final de negociação com o governo, segundo o secretário de Indústria e Comércio.
clique para ampliar>clique para ampliarFábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais: Audi estuda voltar a produzir na unidade (Foto: Divulgação)

Confirmando o avanço dos planos de ampliação de sua fábrica paranaense, a Volkswagen obteve licença ambiental para mudanças na unidade de São José dos Pinhais com prazo para julho de 2015. O anúncio da licença de instalação, concedida em julho pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), foi publicado ontem no Diário Oficial. Consultada, a montadora informou que “estas licenças são processos regulares para a avaliação de possíveis ampliações”.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros, os planos da empresa estão “na reta final de negociação” com o governo. Falta bater o martelo em relação a incentivos fiscais, afirma Barros. O secretário adianta que entre as pretensões da multinacional estão o aumento da produção na fábrica e a criação de estrutura para parcerias.

Em março, a Audi divulgou planos de voltar a dividir a planta de São José dos Pinhais com a Volks, trazendo ao Brasil a fabricação dos modelos A3. A operação conjunta durou de 1999 (fundação da fábrica) a 2006. Conforme o governo estadual, a Volks já revelou o plano de produzir mais modelos no Paraná além das famílias Golf e Fox. Nos últimos anos, porém, os planos da fábrica foram adiados devido a atritos com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, que tiveram seu auge em uma greve que durou 37 dias em 2011.
A licença expedida pelo IAP abre caminho para a fábrica ampliar a estrutura de logística e de armação (produção da carroceria) de veículos. Hoje, a fábrica tem área construída de 303 mil metros quadrados, onde trabalham 3,3 mil pessoas. A produção alcançou quase 221 mil unidades em 2012, o equivalente a 42% da produção paranaense de veículos.

Fonte: Camille Cardoso – Gazeta Do Povo

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube