Publicado em 29/07/2013
O Latin NCAP, programa que avalia desde 2010 a segurança de carros novos vendidos na América Latina, divulgou na quarta-feira, 24, os primeiros resultados de sua quarta fase de crash-tests, com seis modelos: Chevrolet Agile, Renault Clio Mio, Novo Seat Leon, Suzuki Celerio, Suzuki Alto K10 e Nissan Tsuru.
Dois deles, o Chevrolet Agile e o Renault Clio Mio, são vendidos no Brasil e ficaram com as avaliações mais baixas. Fabricados na Argentina, ambos os carros não conseguiram nenhuma estrela na categoria de proteção aos ocupantes adultos. No quesito que analisa a segurança das crianças transportadas, o Agile obteve duas estrelas e o Clio, apenas uma.
Durante os testes do Latin NCAP são usadas as versões mais básicas de todos os carros. Nesta quarta fase, que já levou em conta critérios mais rigorosos de avaliação, válidos até 2015 (leia aqui), os modelos foram comprados pela instituição no mercado mexicano, onde alguns deles são vendidos sem airbag - Agile, Clio, Tsuru e o Alto K10.
Mas este não foi o principal motivo que levou os carros a apresentar desempenho ruim. Alejandro Furas, diretor técnico do Latin NCAP e engenheiro responsável por divulgar os resultados, comentou: “O resultado é muito desalentador e, em parte, deve-se à falta de airbags na versão padrão. Contudo, o verdadeiro problema é a deficiente segurança das estruturas dos habitáculos. Estas estruturas se deformam sobre os passageiros, que podem ter consequências fatais em uma batida real. Os carros classificados sem nenhuma estrela são produto de empresas que fabricam automóveis seguros e de qualidade cinco estrelas para consumidores de outras partes do mundo, por um valor muito mais acessível. Já na América Latina, mais de 450 mil carros vendidos em 2012 foram avaliados pelo Latin NCAP com até três estrelas.”
Fonte: Camila Franco, Redação AB.
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