Publicado em 29/07/2013
O faturamento da Faurecia, fabricante de peças automotivas, avançou 5,7% no primeiro semestre quando comparado com mesmo período do ano passado, para € 9,2 bilhões, impulsionado pelas fortes vendas fora da Europa, informa comunicado divulgado na quinta-feira, 25. A empresa, que pertence ao Grupo PSA Peugeot Citroën, registrou que as vendas realizadas fora da Europa representaram 46% dos negócios realizados no período, aumento de 5 pontos porcentuais sobre o índice registrado há um ano. A América do Norte foi responsável por 28% das vendas, seguida por Ásia, com 11%, e América do Sul, 5%.
Na Europa, devido ao fraco desempenho do mercado, o faturamento recuou 2,8%, para € 3,8 bilhões. Em contrapartida, na Ásia registrou-se o maior índice de crescimento das vendas, 22,8%, chegando a € 799 milhões. Na China, onde a mantém uma joint venture com a Changan e uma nova parceria com a FAW, apurou alta de 27,4%, para € 650 milhões.
Na América do Norte, onde está o maior volume de vendas em valores, houve incremento de 17,8%, para € 1,9 bilhão, enquanto que na América do Sul, o faturamento aumentou 17%, alcançando os € 370 milhões.
Apesar da alta do faturamento total, o lucro líquido da empresa durante a primeira metade do ano ficou em € 35,3 milhões, queda expressiva de 70,7% sobre os ganhos de € 120,8 milhões de igual período de 2012. O lucro operacional, de € 256,2 milhões, que representou 2,8% das vendas, caiu 15,7% na mesma base de comparação.
O chairman e CEO da Faurecia, Yann Delabrière, comenta o desempenho: “No primeiro semestre de 2013, a Faurecia continuou a apresentar um forte crescimento, particularmente na América do Norte e Ásia. Na Europa, foram introduzidas medidas para reduzir os custos fixos, o que irá impactar positivamente no lucro operacional do segundo semestre. Na América do Norte, o primeiro semestre mostra uma melhoria sequencial das margens, o que irá acelerar no segundo semestre do ano. A estratégia implantada para conciliar crescimento e geração de fluxo de caixa cumpre sua promessa no primeiro semestre de 2013, com um fluxo de caixa líquido equilibrado e uma redução de € 100 milhões da dívida líquida”.
Todas as divisões de produtos registraram aumento no faturamento, com destaque para sistemas de interiores, cujo crescimento foi de 14,5%, para € 1,9 bilhão, dos quais € 203,4 milhões provêm de empresas recém-adquiridas, como a Saline. A divisão registrou forte impulso na América do Norte e Ásia e resultados que beiraram a estabilidade na Europa. As vendas de assentos automotivos totalizaram € 2,5 bilhões nos seis primeiros meses do ano, aumento de 1,3% sobre igual período de 2012.
Tecnologias de controle de emissões somaram € 1,7 bilhão, alta de 2,5%, dos quais 66% gerados fora da Europa e apoiado por forte crescimento na China e na América do Sul. Em peças exteriores de veículos, a fabricante anotou vendas de € 860 milhões, avanço de 7,4%, sendo a Europa responsável por 92% das vendas destes produtos.
A empresa confirmou suas metas financeiras para 2013, prevendo aumento das vendas que devem ficar entre € 17,8 e € 18 bilhões, com melhora do lucro operacional, principalmente devido à recuperação acelerada na América do Norte e à redução de € 50 milhões em custos fixos na Europa, além da alta rentabilidade sustentada na Ásia.
Fonte: Redação AB.
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