Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

GM e Honda assinam acordo para viabilizar carro elétrico a hidrogênio

Publicado em 04/07/2013

Parceria visa diminuir custos de produção até 2020; Toyota trabalha na mesma direção, mas sozinha

General Motors e Honda firmaram na terça-feira, 2, acordo para desenvolveram juntas até 2020 novas tecnologias que viabilizem o uso de veículos elétricos com células de hidrogênio. As duas fabricantes esperam diminuir custos com produção em escala e contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura necessária para o abastecimento dos carros, fundamental para a aceitação dos consumidores a longo prazo.

O grande benefício dos veículos elétricos com célula de hidrogênio - que podem ser de pequeno, médio ou grande porte - está na zero emissão de CO2. O escapamento do carro expeli apenas vapor de água. Segundo as montadoras, eles podem percorrer até 400 milhas (643 quilômetros) e ser reabastecidos em menos de três minutos. O maior desafio está na grande quantidade de energia necessária para produzir o hidrogênio.

No “Clean Energy Patent Growth Index”, ranking das patentes de energias limpas, a GM e a Honda ocupam a primeira e a segunda posição, respectivamente. As duas juntas possuem mais de 1,2 mil patentes de células de hidrogênio registradas entre 2002 e 2012.

Desde 2007 a GM mantém um projeto que já fez com que 119 veículos movidos à célula de hidrogênio percorressem aproximadamente 3 milhões de milhas (4,8 milhões de quilômetros). A Honda, por sua vez, empresta desde 2002 85 unidades dos modelos FCX e FCX Clarity, ambos movidos a hidrogênio, a consumidores japoneses e americanos.

A japonesa pretende lançar o sucessor do FCX Clarity no Japão e nos Estados Unidos em 2015, e na sequencia na Europa. A GM deve anunciar seus planos de produção de células de hidrogênio posteriormente.

"Estamos convencidos de que este é o melhor caminho para desenvolver esta importante tecnologia, que tem o potencial de ajudar a reduzir a dependência do petróleo e estabelecer a mobilidade sustentável", comentou em nota Dan Akerson, presidente e CEO da GM.

Takanobu Ito, presidente e CEO da Honda, declarou: “De todas as tecnologias de zero emissão de CO2, os veículos elétricos a hidrogênio tem uma vantagem definitiva por causa do tempo de reabastecimento, que é tão bom quanto os carros convencionais movidos a gasolina. A Honda e a GM estão ansiosas para oferecer essa tecnologia limpa para o mercado final. Estou animado por participar da união de nossas experiências e poder criar um sistema avançado que será mais eficiente e acessível.”

A Toyota, que já vendeu mais de 5 milhões de veículos híbridos, também anunciou recentemente, durante a 9ª edição do Aspen Ideas Festival, encontro realizado nos Estados Unidos para discutir novas tecnologias de propulsão veicular, que está aumentando seus estudos para viabilizar a aplicação das células de hidrogênio. A marca promete lançar um veículo com a tecnologia até 2015.

Fonte: Redação AB

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube