Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Motor de 1.4 litros TSI da Volkswagen premiado

Publicado em 10/06/2013

Com mais uma distinção, o bloco de 1.4 litros tornou-se o motor mais bem-sucedido na história da competição ?Engine of the Year?

O motor de 1.4 litros TSI a gasolina da Volkswagen foi galardoado com o "Engine of the Year Award", prémio para o melhor motor do ano, pela sétima vez consecutiva na categoria entre 1.0 e 1.4 litros de cilindrada. Este galardão permite ao bloco 1.4 litros do fabricante germânico tornar-se o motor mais bem-sucedido na história de 15 anos desta competição internacional de tecnologia reservada a motorizações.


Nesta edição, a Volkswagen recebeu ainda o cobiçado prémio "Best New Award Engine" para a tecnologia TSI em combinação com o Sistema de Gestão de Cilindros Ativa ACT. Este prémio reconhece os melhores desenvolvimentos no capítulo dos motores durante os últimos 12 meses.


Os dois prémios foram recebidos pelo diretor de Desenvolvimento de Motores a Gasolina da Volkswagen, Rüdiger Szengel, e pelo diretor de Desenvolvimento de Motores a Gasolina da série EA 211, Hermann Middendorf, numa cerimónia realizada em Estugarda, na Alemanha.


Desde 2006, a Volkswagen recebeu um total de 12 troféus do “Engine of the Year” na sequência dos sucessivos desenvolvimentos realizados no motor de 1.4 litros TSI (designado internamente por série EA 211): sete vitórias na categoria, duas vitórias na classificação geral, dois prémios "Best New Engine” e um galardão “Green Engine of the Year”. O júri, constituído por 87 jornalistas especialistas do sector automóvel, concedeu uma sequência de históricas vitórias à tecnologia TSI. Ao mesmo tempo, a Volkswagen iniciou uma nova era com a produção de motores equipados com uma das suas mais recentes inovações: o bloco TSI com o Sistema de Gestão de Cilindros Ativa ACT.
A marca sedeada em Wolfsburg sublinha ter sido o primeiro construtor do mundo a aplicar uma tecnologia de poupança de combustível com o Sistema de Gestão de Cilindros Ativa ACT para os motores TSI de 4 cilindros, desde o ano passado. Uma tecnologia bem mais conhecida em combinação com motores de 8 e 12 cilindros, a gestão ativa dos cilindros fez a sua estreia no motor 1.4 TSI de 140 cavalos dos Volkswagen Polo e Golf. A desativação temporária do segundo e do terceiro cilindro possibilita, dependendo do modo de condução, uma redução do consumo de cerca de 0,5l/100 km, de acordo com o construtor alemão.


Quando o condutor pressiona o pedal do acelerador de uma forma mais forte, os cilindros 2 e 3 são novamente ativados de uma maneira imperceptível. Apesar deste elevado grau de eficiência, o motor continua a ter um desempenho suave, sem qualquer efeito negativo: o 1.4 TSI funciona de uma forma equilibrada, inclusive com dois cilindros, oferecendo um andamento tão silencioso e com baixas vibrações como se estivessem ativadas as quatro câmaras de combustão. Todos os processos de ligação mecânica acontecem numa única rotação da árvore de cames. Dependendo do número de rotações, todo o processo acontece em escassos 13 a 36 milésimos de segundo.
Intervenções adicionais na ignição e na borboleta da válvula suavizam as transições. Todos os componentes da gestão de cilindros ativa pesam três quilos no total. As árvores de cames e os seus apoios foram integrados na cabeça e dois rolamentos reduzem a fricção das árvores. De realçar que a desativação dos cilindros, no processo atualmente utilizado, apenas é possível com o conceito TSI: injeção direta a gasolina e sobrealimentação. Nos motores com sistemas de injeção atmosférica, pelo contrário, seriam produzidas anomalias nas áreas da admissão de combustível, combustão e no controlo de emissões.


Em comparação com o seu antecessor, os valores de consumo de combustível e de emissões de CO2 dos motores TSI foram reduzidos em 9%, em parte devido à diminuição do atrito interno, menor peso e optimização da gestão térmica. No conjunto, a redução é superior a 15%, em conjunto com o Sistema de Gestão de Cilindros Ativa ACT.
A Volkswagen assume-se como líder mundial na estratégia de desenvolvimento para motores com injeção direta de combustível, tendo, até agora, produzido mais de 3,8 milhões de motores TSI em cinco unidades de produção em todo o mundo. O bloco TSI de 140 cavalos com a desativação automática de cilindros (ACT) já está disponível no Polo e Golf.

Fonte: redação Luso Motores.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube