Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

MDIC explica alterações no Inovar-Auto

Publicado em 22/05/2013

Novo decreto abre mercado para veículos elétricos e híbridos no Brasil

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgou nota esclarecendo algumas das alterações no Inovar-Auto determinadas no Decreto nº 8.015, publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira, 20. Um dos pontos importantes é a definição das tecnologias que serão consideradas no cálculo de eficiência energética. Estão inclusos carros com motor a gasolina, a etanol, flex fuel, com propulsão híbrida e elétrica. Com isso, a legislação abre um mercado para carros zero emissão no Brasil.

Apesar de o IPI para automóveis com a tecnologia continuar alto no Brasil, em 25%, a inclusão no programa de eficiência energética deve incentivar as fabricantes a lançarem elétricos e híbridos no Brasil e se empenharem nas vendas, com possível redução dos preços para ampliar as vendas.

A estratégia é eficiente para atingir as exigências de consumo de combustível e emissão de poluentes, já que o cálculo é feito com base na média ponderada dos veículos vendidos por cada empresa no Brasil. A medida é o primeiro empurrão para que os carros elétricos e híbridos deixem de ser apenas um apelo de marketing das marcas e ganhem alguma participação no mercado nacional.

O novo decreto também especifica que a verificação do consumo energético registrado por cada empresa será feita até 31 de dezembro de 2017. Caso as montadoras não alcancem a eficiência determinada na legislação, serão aplicadas multas pesadas, mas a empresa continuará habilitada ao Inovar-Auto.

As habilitações ficam agora concentradas apenas no MDIC. Antes o processo incluía também o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Outra novidade é que, entre as empresas inscritas como importadoras, só receberão as cotas para trazer veículos do exterior sem o adicional de 30 pontos no IPI aquelas que comprovarem vínculo com o fabricante ou com seu respectivo distribuidor no país onde o carro é produzido. O Decreto nº 8.015 também traz detalhes sobre o crédito presumido de IPI, a adesão ao Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro e o aumento do número de etapas do processo produtivo que devem ser realizadas no Brasil.

Fonte: Giovanna Riato, Automotive Business

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube