Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Contran vai multar caminhões que poluem demais em todo o país

Publicado em 21/05/2013

O principal alvo é a frota mais antiga. Dois milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo em decorrência dos males causados pela poluição.

Caminhões e ônibus que poluírem demais vão ser multados em todo o país. A determinação é do Conselho Nacional de Trânsito, e o principal alvo é a frota mais antiga. Nossas estradas e cidades estão cheias de caminhões velhos e mal regulados.
Em São Paulo, a Federação dos Caminhoneiros Autônomos está fazendo testes de emissão de poluentes. É uma maneira de alertar sobre o problema e divulgar as novas regras.

O barulho cansa, estressa, mas o pior mesmo é a fumaça. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que dois milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo em decorrência dos males causados pela poluição.

Para melhorar o controle sobre a qualidade do ar, o Conselho Nacional de Trânsito aprovou uma resolução com novas regras para fiscalizar veículos movidos á diesel.
“Essa medida favorece muito as grandes regiões metropolitanas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, onde tem mais incidência de poluição devido à quantidade de veículos em circulação”, afirma Carlos Bocuhy.

O Brasil tem mais de 10 milhões de veículos movidos a diesel, entre ônibus, caminhões e caminhonetes. Muitos deles são bem antigos - a idade média dos caminhões dos autônomos em São Paulo é de 17 anos - e, em geral, os mais velhos poluem mais.
A fiscalização começa em junho. A Federação dos Caminhoneiros Autônomos de São Paulo decidiu preparar os motoristas para essa data: comprou equipamentos para medir a emissão de poluentes dos caminhões e oferece testes. Assim, o motorista já sai sabendo se pode rodar sem problema ou se é melhor parar na oficina.

Para fazer a inspeção, os técnicos instalam um tubo no escapamento do veículo e verificam a emissão de gases de acordo com a aceleração do motor. O computador recebe, processa as informações e no fim emite um laudo, aprovando ou não o veículo.
“Vamos tentar pelo menos compensar algo daquilo que nós estamos poluindo. Então é o trabalho que nós estamos fazendo para que aconteça”, afirma Norival de Almeida Silva.
Descumprir a norma é considerado infração grave, punida com cinco pontos na carteira de habilitação, mais multa e retenção do veículo.

“Todo mundo ganha com essa norma. O próprio dono do veiculo também está exposto à poluição, na medida em que ele circula no tráfego. Ganha a sociedade como um todo, em termos de saúde pública e proteção ao meio ambiente”, afirma Bocuhy.

Segundo estimativas da Faculdade de Medicina da USP, a poluição é a responsável por um em cada dez infartos na cidade de São Paulo.

Fonte: G1

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube