Publicado em 07/05/2013
A Bosch, fornecedora global de sistemas automotivos, está certa de que é a frota de veículos da União Europeia poderá, até 2020, passar a emitir apenas 95 gramas de CO2 por quilômetro rodado – motores a gasolina emitem atualmente 115 gramas. Mas com um porém: as montadoras terão de pagar a mais por isso. Em comunicado divulgado na segunda-feira, 6, Volkmar Denner, presidente mundial da Robert Bosch GmbH, relata: "Estamos trabalhando em soluções inovadoras com o objetivo de melhorar ainda mais os motores em todas as classes de veículos. Também é possível efetuar reduções no consumo de combustível, mas isso implicará em custos adicionais consideráveis, em alguns casos."
A Bosch acredita que veículos de todos os segmentos poderão poluir menos. A empresa aponta que já existem carros compactos equipados com tecnologias mais modernas cumprindo as metas estabelecidas pela União Europeia. Segundo a Bosch, há modelos a gasolina emitindo 99 gramas de CO2 por quilômetro.
"Do ponto de vista da Bosch, é essencial que o desenvolvimento do conjunto do motor e da transmissão elétrica seja levado em consideração a partir de uma melhor perspectiva de custo-benefício", afirma o presidente Denner.
No comunicado, a empresa de autopeças conta que está desenvolvendo sistemas híbridos plug-in mais eficientes, que possibilitam dirigir até 60 km apenas com o uso da eletricidade. E também chama atenção para a instalação de motores GNV em todos os segmentos de veículos. “Os sistemas GNV podem ajudar a reduzir o CO2 a um baixo custo adicional", comenta Denner.
Fonte: Redação, Automotive Business
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