Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Para Ford, será difícil renegociar acordo com Argentina

Publicado em 02/05/2013

A renegociação do acordo automotivo entre Brasil e Argentina será "dura e complexa" por conta da assimetria econômica dos dois países.

A renegociação do acordo automotivo entre Brasil e Argentina será "dura e complexa" por conta da assimetria econômica dos dois países. A avaliação é do vice-presidente da Ford no Brasil e ex-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Rogelio Golfarb.

A partir de julho, está previsto o livre comércio de veículos entre os dois países, mas os argentinos pressionam pela adoção de cotas para preservar a indústria local.

"Quando o acordo foi assinado existia essa assimetria econômica e a perspectiva era que diminuísse. Mas a assimetria persiste, será levada em conta, a negociação será dura e complexa, mas vamos achar um bom caminho", disse o executivo, após um seminário sobre Inovar-Auto, em São Bernardo do Campo (SP).

Dados da Associação de Fabricantes de Automóveis da Argentina (Adefa) apontam que o Brasil consumiu 87% das exportações argentinas de 90 mil veículos no primeiro trimestre deste ano. Segundo a Adefa, entre janeiro e março, a Argentina fabricou 176 mil unidades.

Na palestra, Golfarb afirmou que, diante da matriz energética brasileira, o modelo híbrido de veículos, com o uso de vários combustíveis e ainda a energia elétrica, "aparece como alternativa viável para a mobilidade veicular no Brasil".

Ainda segundo ele, o Inovar-Auto é o instrumento para estimular a pesquisa em engenharia no setor. "O grande avanço na mobilidade será com o uso intensivo e de alta tecnologia eletroeletrônica, que faz o carro mais eficiente do que a mecânica."

Fonte: Gustavo Porto, Agência Estado

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube