Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Pesquisa aponta prós e contras do Inovar-Auto

Publicado em 08/04/2013

Levantamento foi promovido durante o IV Fórum da Indústria Automobilística

Dos 581 profissionais que responderam a pesquisa eletrônica durante o IV Fórum da Indústria Automobilística, 41,9% manifestaram que o Inovar-Auto será benéfico para montadoras locais de veículos e consumidores. O evento, promovido por Automotive Business, aconteceu no último dia 1º de abril no Golden Hall do Hotel Sheraton WTC, em São Paulo, e reuniu cerca de mil participantes.

Entre os que participaram da pesquisa eletrônica, 3,1% não acreditam que o programa do governo trará vantagens expressivas; outros 24,4% assinalaram que apenas as montadoras serão beneficiadas, mas não o consumidor. Para 30,5% das pessoas, o Inovar-Auto é muito complexo e de efetividade duvidosa.

Em resposta à indagação da real finalidade do Inovar-Auto, 46,4% das pessoas apontaram que o objetivo é estimular uma indústria local forte e competente; 19,7%, que é conter a invasão de veículos importados; 10,1%, que é favorecer as montadoras aqui instaladas; e 12,3%, que é promover a inovação.

Um terço das avaliações sobre o perfil do novo carro brasileiro (33,4%) indicou que os produtos serão modernos e competitivos apenas em futuro distante; 25,6%, que eles continuarão defasados tecnologicamente; 24,7% que eles avançarão, mas apenas nas categorias mais simples; e apenas 16,3% disseram acreditar que eles terão conteúdo equivalente aos melhores do mundo.

A pesquisa revelou a expectativa de que a inovação no setor chegará de fora e também de investimentos locais (58,4%). Outros 34% acreditam que a inovação chegará, mas será trazida de fora. Apenas 7,6% apostam que o esforço local será a principal fonte da inovação.

Nada menos que 64,4% das pessoas que responderam ao levantamento admitem que os acordos automotivos com parceiros internacionais são necessários para aumentar a competitividade da indústria local. Outros 17,7% acreditam que os acordos são uma utopia, 10,2% acham que eles são possíveis no caso do México e Argentina, 5,1% que eles são viáveis apenas com o México; e 2,6% que são viáveis apenas com a Argentina.

Para 63,8% dos consultados a indústria automobilística brasileira manterá um baixo ritmo das exportações; 16,2% assinalam que o setor atenderá apenas o mercado interno e apenas 7,9% observaram que seremos fortes exportadores com a evolução do Inovar-Auto. Outras 12,1% afirmaram que as exportações só serão expressivas na direção da Argentina e México.

Fonte: Redação, Automotive Business

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube