Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

GM confirma 598 demissões na fábrica de São José dos Campos

Publicado em 27/03/2013

Trabalhadores estavam com contratos suspensos desde agosto de 2012.

A General Motors demitiu nesta terça-feira (26) 598 trabalhadores da linha de produção da fábrica de São José dos Campos(SP). O Sindicato dos Metalúrgicos informou que os funcionários que estavam em layoff (suspensão temporária dos contratos de trabalho) começaram a receber as cartas comunicando o desligamento por volta das 14h. Os 150 metalúrgicos que têm estabilidade devem retornar ao trabalho na próxima segunda-feira (1º).

O Sindicato dos Metalúrgicos, representante dos trabalhadores, contesta o número de demissões e considera que pelo menos 300 funcionários têm estabilidade e deveriam retornar ao trabalho. O sindicato pretende acionar o Ministério Público.

O impasse que culminou nas demissões desta terça começou em julho do ano passado. Na ocasião, a montadora anunciou a intenção de fechar o setor de Montagem de Veículos Automotores (MVA), dois anos depois de não chegar a um acordo com o sindicato para a atração de novos investimentos para a unidade de São José dos Campos.

Por conta da falta de acordo, no ano passado deixaram de ser produzidos na planta três dos quatro modelos da linha MVA: Meriva, Zafira e Corsa hatch. Apenas o Classic continuou sendo fabricado.

Com a redução na produção, a montadora avaliou que a mão de obra do setor, que empregava em agosto do ano passado 1.840 funcionários, era excedente. Além disso, a direção considerava a planta de São José pouco competitiva por conta do elevado custo da mão de obra em comparação com a concorrência.
Após os acordos firmados entre a montadora e o sindicato em janeiro, o setor MVA continua funcionando com metade da produção e deve ser desativado no próximo mês dezembro. Há risco de que com o encerramento das atividades no setor, mais trabalhadores sejam demitidos.

Desde 4 de agosto de 2012, a empresa e o sindicato fazen reuniões pela manutenção dos empregos no MVA -- uma das oito fábricas do Complexo Industrial da GM em São José e que poderia ser fechado inicialmente no último dia 30 de novembro.
Após férias coletivas, no dia 27 de agosto, metade da produção, ou seja, 940 trabalhadores da General Motors de São José dos Campos entraram em layoff. A outra metade continuou trabalhando normalmente no MVA, na produção do Classic, que deve ser desativada em dezembro.

Desde o início do layoff, os funcionários afastados receberam os salários integralmente por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e fizeram cursos profissionalizantes no Senai.

Um Programa de Demissões Voluntários (PDV) também foi estabelecido, o terceiro em um ano. Somados, os desligamentos em PDVs realizados em outubro de 2011 e junho e setembro de 2012 atingiram mais de 1.100 trabalhadores da montadora, segundo o sindicato.

No fim do mês de novembro, um novo acordo entre sindicato e montadora prorrogou para 26 de janeiro a suspensão dos contratos 'layoffg' do trabalho dos metalúrgicos.O novo prazo terminou neste dia 26 de março. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a planta possui 7.200 funcionários e produz os modelos Classic, S10 e Blazer, além de motores, transmissão e kits de exportação.

Fonte: Redação, G1

clique para ampliar clique para ampliargm (Foto: Divulgação)

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube