Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Quatro montadoras negociam fábricas no Paraná

Publicado em 22/03/2013

Repercute em todo país a notícia da possibilidade de novas quatro montadoras no Paraná

Após a divulgação da possibilidade de quatro novas montadoras no estado do Paraná pelo Governador Beto Richa, a imprensa repercute a informação e já surgem fortes especulações sobre o tema. Como as disputas entre os estados costumam ser bastante agressivas, qualquer indicativo de intenções causa grandes alvoroços no setor como vemos na notíca vinculada a seguir.

A informação é do próprio governador do estado, Beto Richa, que revelou a intenção de quatro empresas – sem citar quais são - durante a solenidade de inauguração da nova fábrica de veículos leves da Renault em São José dos Pinhais (PR), realizada na quarta-feira (20).

Acompanhado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, Richa ponderou que programas de incentivo do estado, como o Paraná Competitivo, tem atraído as empresas interessadas em produzir no Brasil.
“A exemplo da Renault, empresas multinacionais têm interesse no Brasil e os programas de incentivo tributários têm sido um grande atrativo para tornar este um estado potencialmente industrial”, disse Richa.

O governante disse ainda que a Volkswagen já indicou que aumentará a capacidade produtiva de sua fábrica, também localizada em São José dos Pinhais. Sem detalhar planos ou prazos sobre as possíveis novas fabricantes paranaenses, o governador apenas deu pistas de que se tratam tanto de empresas entrantes, ou seja, aquelas que ainda não têm nenhuma fábrica no País, quanto àquelas que já têm.

Ele lembrou que a região já tem confirmados projetos de fábricas do setor automotivo e lembrou da Paccar, que está investindo R$ 400 milhões em uma unidade em Ponta Grossa para a produção dos caminhões DAF, e da Caterpillar, que investiu R$ 170 milhões em uma unidade para produzir máquinas de construção.

Por sua vez, o ministro Pimentel confirmou que o governo prorrogará o prazo de habilitação das montadoras no Inovar-Auto para até dois meses e indicou que o Inovar-Peças e um programa referente à carros elétricos “estão em estudos”.

Por Sueli Reis/ Automotive Business

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube