Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Richa amplia atuação do Paraná Competitivo

Publicado em 04/03/2013

O Governo do Paraná ampliou a atuação do programa Paraná Competitivo. Decreto assinado pelo governador Beto Richa cria novas linhas de ação, inclui secretarias e outros órgãos do Governo do Estado e define os membros do conselho consultivo

O Governo do Paraná ampliou a atuação do programa Paraná Competitivo. Decreto assinado pelo governador Beto Richa cria novas linhas de ação, inclui secretarias e outros órgãos do Governo do Estado e define os membros do conselho consultivo. O texto também define a coordenação do programa para a Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.

O Paraná Competitivo foi criado em 2011 para incentivar o setor produtivo, atrair novas indústrias e modernizar o parque industrial paranaense. As empresas recebem benefícios do Estado em troca da geração de emprego e renda. Nos últimos dois anos, foram contabilizados R$ 20 bilhões em novos investimentos que estão gerando cerca de 120 mil empregos em todas as regiões do Paraná.

“Vivemos o maior ciclo de industrialização da história do Paraná, fruto de uma legislação moderna, respeito aos contratos e segurança jurídica. Alcançamos ótimos resultados, mas avançaremos com a ampliação do Paraná Competitivo”, afirma o governador Beto Richa.

O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, diz que as alterações irão dinamizar e aumentar a atuação do programa e, ainda, ampliar os benefícios para outras atividades econômicas. Segundo ele, as modificações atendem situações encontradas nas negociações com as empresas e demandas apresentadas ao Governo.

“A nova formatação aumenta os setores de atuação do Paraná Competitivo. Temos ferramentas para fortalecer e diversificar as atividades econômicas do Estado e aumentar a qualidade de vida da população paranaense”, afirma Barros.
Grandes empreendimentos como o da Klabin, que vai investir de R$ 7 bilhões em Ortigueira, das cimenteiras no Vale do Ribeira e da Techint no Litoral são alguns dos exemplos que terão grande impacto social nas regiões instaladas. “Vamos integrar secretarias e órgãos para atuar juntos pelo desenvolvimento econômico e social dos municípios”, afirma o secretário Ricardo Barros.

O Paraná Competitivo passa de cinco para dez linhas de atuação: fomento e atração de investimentos, acesso a créditos, incentivos fiscais, internacionalização, qualificação profissional, inovação tecnológica, infraestrutura, meio ambiente, desburocratização e desenvolvimento social.

Entre os novos órgãos e secretarias integrados ao programa estão as secretarias da Família e Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Assuntos Estratégicos, Trabalho, Emprego e Economia Solidária e a Agência de Desenvolvimento do Paraná, BRDE e a Fomento Paraná. Já faziam parte do Paraná Competitivo a Casa Civil e as secretarias do Planejamento, Fazenda e Indústria e Comércio.

O secretário chefe da Casa Civil Reinhold Stephanes deve convocar para os próximos dias uma reunião no Gabinete de Gestão e Informação (GGI) com todos os órgãos membros do Paraná Competitivo para detalhar a nova formatação do programa.

O texto também traz a nova formatação do Conselho Consultivo formado pelo Sebrae, Fiep, Faep, Fecomércio, Fetranspar, Fecoopar, Faciap, ACP e Fepampar.
O conselho, quando convocado, tem a função de subsidiar o Governo do Estado com informações específicas sobre certo setor antes da tomada de decisão sobre o enquadramento de empresas no programa.

Fonte: Jornal Indústria e Comércio/PR

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube